A primeira!
Inaugurada a 1ª balança de pesagem em movimento do país para fiscalização de veículos pesados

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inaugurou a primeira balança de pesagem de veículos pesados em movimento do país. A tecnologia está instalada no KM 640 da BR-365, em Uberlândia (MG). Atualmente, cerca de 5 mil veículos passam por este ponto da rodovia todos os dias.

“Trata-se de um projeto que só tem externalidades positivas, com vários ganhos ao usuário, como a redução de filas, da desaceleração, do consumo de combustíveis e de práticas anticompetitivas no mercado. Trazendo também mais segurança e fluidez, além de proporcionar o uso dos dados para ações de inteligência e planejamento”, disse o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio, que participou da inauguração.

Já o diretor Luciano Lourenço, que também esteve presente no evento, destacou que “A ANTT tem buscado, nos últimos anos, fazer uma revolução tecnológica”, que neste caso chega “com uma estrutura totalmente limpa e que, por meio de muito estudo e tecnologia, traz mais eficiência para operação”, que ocorre dentro de um ambiente experimental, chamado de Sandbox Regulatório.

O diretor superintendente da concessionária Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, explicou que “A tecnologia faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”.

Em breve, outros três pontos do trecho concedido também receberão a tecnologia, conhecida pela sigla em inglês HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion). Um deles já entra em operação em setembro, no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO). A nova tecnologia permite que 100% dos veículos sejam fiscalizados, acabando com a possibilidade de evasão da fiscalização por parte dos condutores. A previsão da concessionária é que as quatro balanças de pesagem em movimento estarão operacionais até o fim de 2024.

Elas substituem as tradicionais praças de pesagem, que possuem um custo de implantação três vezes maior, além de consumirem mais recursos naturais. Os novos pontos de pesagem também causam menos danos ambientais aos locais onde são instalados.

Com informações ANTT

Foto divulgação NTC

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para a escola de Iveco!

Para a escola de Iveco!

Iveco Bus já recebeu mais de 1.3 mil pedidos de ônibus para o Caminho da Escola

Olha o prazooo!

Olha o prazooo!

Prazo para exame toxicológico vence dia 30 para 3,4 milhões de motoristas que estão em situação irregular

+ categorias