Olho lá na frente!
Parceria da BRT Sorocaba e Sest Senat promove curso de formação em mecânica no setor de transporte coletivo

Com o olhar no futuro, a BRT Sorocaba em parceria com o Sest Senat realiza o “Programa Aprendizagem Mecânica” para formação de jovens que desejam trabalhar no setor de mecânica e manutenção. O intuito da ação é promover o conhecimento, o desenvolvimento e a inserção deles no mercado de trabalho.

O programa tem duração máxima de 1 ano e é aberto a jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o ensino médio.  A jornada de trabalho varia de 4h, 6h ou 8h, dependendo da escolaridade. O aprendiz em formação recebe salário, vale-refeição e cesta-básica.

O ritmo de atividades está dividido em teoria e prática, sendo quatro vezes na semana de aula prática na garagem e um dia de aula teórica no Sest Senat. Na garagem, os aprendizes são supervisionados por profissionais experientes que os ensinam, corrigem e compartilham o conhecimento. Internamente, esses profissionais são chamados de tutores que ficam responsáveis pelo desenvolvimento dos jovens. A função deles é guiar, auxiliar, ensinar e orientar essa nova geração em sua capacitação.

Dentro do sistema de transporte, um dos setores mais importantes é a área de manutenção. É neste local que os veículos são revisados e preparados diariamente para circularem nas ruas com segurança. Embora no Brasil exista um volume significativo de veículos pesados, na prática, a BRT Sorocaba observou que o número de profissionais qualificados neste setor vem diminuindo.

Segundo Bárbara Rodrigues, responsável pelo Recursos Humanos da BRT Sorocaba, investir neste projeto é saber que a empresa é um agente de transformação e que contribui para o desenvolvimento profissional das pessoas, e também, para o setor de transporte.

“Facilitar que os jovens tenham a oportunidade de aprender uma profissão de forma completa é gratificante e animador. Ter uma perspectiva de futuro nos impulsiona para a vida. Levando em consideração a relevância que a manutenção desempenha para uma operação, a empresa decidiu que a melhor forma de colaborar com estes jovens seria dar a oportunidade de se desenvolverem onde há oferta de trabalho e possibilidades de crescimento”, destaca.  

Ao final do programa, os aprendizes estarão preparados para trabalhar no setor de manutenção e com conhecimento em mecânica geral, elétrica, funilaria e nos sistemas de ar-condicionado e tecnologia embarcada. Aqueles que tiverem um bom desempenho terão a oportunidade de serem avaliados e, se aprovados, contratados pela empresa.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para investir!

Para investir!

Em Nova Iorque, representantes de 15 países são convidados a investir nas rodovias brasileiras

Omni ligada no trecho!

Omni ligada no trecho!

Omni lança linha de empréstimo específica para retífica e manutenção de caminhões

Tudo monitorado!

Tudo monitorado!

MG tem rodovias monitoradas em tempo real: entenda como a tecnologia otimiza a logística e trânsito nas estradas

+ categorias