Se a população mundial continuar a emitir gases de efeito estufa da forma como acontece hoje, até 2050, a temperatura média do planeta será 4°C superior à atual, de acordo com dados do Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
“Informações como essa reforçam em mim a crença de que zelar pelo meio ambiente deve ser uma prioridade de todos, pessoas físicas e jurídicas”, destaca Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão de transportes fretados em 16 estados brasileiros.
Pela natureza do negócio, uma das questões que mais tem atraído a atenção da empresa é a mobilidade urbana sustentável. A cada 100 quilômetros rodados, um automóvel emite cerca de 45 quilos de gases de efeito estufa no ar. “Transitar a bordo do próprio veículo é uma questão de conforto e praticidade. Mas precisamos ampliar a nossa avaliação sobre como otimizar a mobilidade em alguns trajetos em prol do meio ambiente”, opina.
Isso ocorre principalmente no percurso entre casa e trabalho. O executivo acredita, por exemplo, que contribui para o tema mobilidade urbana sustentável toda organização que oferece transporte fretado para os seus colaboradores. “Digo isso porque estudos mostram que um ônibus fretado bem conservado emite apenas 7 quilos de poluentes, ao mesmo tempo em que tira 30 carros de circulação das vias, já que seus motoristas estarão à bordo do ônibus”.
O que muitas empresas têm entendido que oferecer o transporte fretado como benefício corporativo é um excelente recurso de atração e retenção de talentos, já que garante ao colaborador conforto, segurança e pontualidade no trajeto entre casa e trabalho. “Mas para realmente inovar e encantar a equipe, é fundamental que a organização ofereça um serviço inteligente, ou seja, com tecnologia capaz de rastrear ônibus e vans, controlar o embarque e o desembarque, escalar veículos e roteirizar os trajetos com base no endereço de origem e de destino dos usuários”.
O Fretadão oferece esse serviço de fretamento inteligente por meio de uma plataforma própria. Faz isso otimizando os custos da empresa com o deslocamento da equipe, enquanto cria condições para que essas pessoas cheguem ao trabalho mais descansadas e com maior capacidade para criar e produzir.
“A demanda é para que as empresas sejam cada vez mais estratégicas para atender as pautas relacionadas aos impactos de seus produtos, seus serviços e suas ações no meio ambiente, enquanto faturam, crescem e se desenvolvem. Com isso, as equipes internas estão cada vez mais sobrecarregadas, incluindo os times de RH. Por isso, nessa ação do transporte fretado, o Fretadão entra como parceiro da companhia, fazendo a gestão do serviço de ponta a ponta”, finaliza Antonio Carlos.
0 comentários