• Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie
  • Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie

Presente “verde” para Curitiba!

  • 30 de agosto de 2023
  • por Ivo Mattos
Volvo Buses inicia a descarbonização no transporte de passageiros no país com o BZL elétrico em Curitiba (PR)

No meu quintal mando eu! É dessa forma que a Volvo Buses inicia seu processo de descarbonização do transporte de passageiros no Brasil. E claro, nada mais justo que começar tal feito “em casa”, na capital paranaense.

A partir de semana que vem quem rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros da cidade andará de BZL 100% elétrico, o mais novo combatente da marca sueca aqui no continente Sul Americano. O veículo 4×2 de 12.6 m de comprimento com carroceria Attivi da Marcopolo desenvolvido pelos padrões da URBS, o órgão gestor de transporte público da capital, é destinado a operações urbanas e metropolitanas e tem um motor elétrico de 200 kW, equivalente a 272 cv de potencia, 425 N.M de torque e autonomia para até 300 km, com um pack de quatro baterias que recarregam de 2h a 5h para transportar até 80 passageiros.

BZL da Volvo Buses tem autonomia de até 300 km

A demonstração na capital do estado na Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade, faz parte do atendimento dos requisitos do edital publicado pela URBS para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024. “Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

E o BZL é só o começo. A montadora quer pegar forte no processo de descarbonização do transportes de passageiros e tem a meta de até 2030 que 50% de seus ônibus que saem das fábricas pelo mundo sejam elétricos. “E para isso, já estamos em desenvolvimento de uma linha completa de elétricos que além do BZL, será composta por mídis, articulados e biarticulados”, adiantou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. E claro, o meio ambiente e Curitiba, bate palmas!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

ir para notícia

Vai de Águia Branca!

  • 17 de junho de 2026
Águia Branca revela suas linhas mais movimentadas
ir para notícia

Frete recuou!

  • 17 de junho de 2026
Após disparada em abril, frete rodoviário recua 6,85%
ir para notícia

Fiscalização que salva!

  • 17 de junho de 2026
Governo de SP reforça fiscalização eletrônica em rodovias e reduz sinistros e mortes

Testamos

O básico que atende!

Toro Freedom Flex é ideal para quem não precisa de tecnologia embarcada e quer uma picape honesta para o dia a dia sem ter dor de cabeça
  • Ver notícia

Entrega tudo!

O Leapmotor C10 REEV consegue entregar um belo design, conforto, uma baita autonomia e ainda tem preço extremamente competitivo. Precisa de mais?
  • Ver notícia

Sua plataforma multimídia sobre caminhões, ônibus, vans e picapes

Cadastre-se em nossa newsletter e fique informado!