Scania movido a sol!
Scania realiza testes com novo caminhão híbrido movido a energia solar na Europa

E a Scania não brinca quando fala que quer deixar o mundo mais “verde”. Agora na Europa a montadora esta testando um caminhão híbrido exclusivo com reboque coberto por painel solar em parceria com a Universidade de Uppsala, Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft. A energia solar diminui significativamente os custos operacionais e as emissões locais devido à energia autoproduzida pelo caminhão.

“O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Nunca antes foram usados ​​painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão como fazemos nesta colaboração. Esta fonte de energia natural pode diminuir significativamente as emissões no setor dos transportes. É óptimo estar na vanguarda do desenvolvimento dos camiões da próxima geração”, afirma Stas Krupenia, Chefe do Gabinete de Investigação da Scania.

O caminhão é usado em um projeto de pesquisa para examinar a energia solar gerada e o quanto as emissões de carbono diminuem por meio dos painéis solares. Os pesquisadores desenvolveram painéis solares novos, eficientes e leves para caminhões. Eles também estudam como os caminhões podem interagir com a rede elétrica e apresentam novos modelos do que acontecerá se vários caminhões como este estiverem conectados à rede elétrica.
 


O reboque de 18 metros do caminhão está quase totalmente coberto por painéis solares, o que equivale a uma casa equipada com painéis igualmente potentes. A energia solar proporciona ao camião híbrido uma autonomia prolongada de até 5.000 quilómetros anuais na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo pode duplicar a quantidade de energia solar e, portanto, a autonomia em comparação com as circunstâncias suecas.  

Híbrido plug-in de 560 cavalos

O caminhão agora será testado operando em vias públicas pela empresa de transporte Ernsts Express AB. “Toda a indústria enfrenta grandes desafios em geral, e com combustível em particular. A eletrificação a partir de eletricidade renovável é o futuro. Isso torna este projeto ainda maior para a empresa de transporte verde fazer parte”, afirma Lars Evertsson, CEO da Ernsts Express.

O caminhão movido a energia solar foi desenvolvido em um projeto de pesquisa financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver caminhões com baixo impacto climático graças à energia solar. O caminhão é um híbrido plug-in de 560 cavalos de potência. No trailer de 18 metros, uma área de 100 metros quadrados é coberta por painéis solares finos, leves e flexíveis com eficiência máxima de 13,2 kWp (quilowatt pico). Estima-se que eles forneçam 8.000 quilowatts-hora (kWh) anualmente quando operados na Suécia. As baterias têm capacidade total de 300 kWh, sendo 100 kWh no caminhão e 200 kWh na carreta.

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