Sinais de melhora mas não para se empolgar. É assim que a Anfavea analisa os números de produção de caminhões no país em agosto, divulgado pela associação na semana passada. Foram ao todo 9.6 mil caminhões ou um crescimento de 42.6% em ralação a julho.
Aí entra a “forcinha” da Medida Provisória 1.175/23 que está dando os descontos nos veículos. Mas se analisarmos o período como um todo, queda novamente. Nos primeiros oito meses de 2023 saíram das linhas de produção 63.5 mil unidades ou queda de 37.5% quando foram produzidas no ano passado 101.7 mil veículos de nossas montadoras no mesmo período.
“A adesão do mercado aos novos produtos para com o Proconve P8 custa a se efetivar e a produção ainda esta se adequando ao momento”, comenta o presidente da Anfavea, Marcio Leite.
Em relação a MP, ela dura até próximo dia 3 de outubro e ainda restam mais de R$ 700 milhões disponíveis para que o mercado realize a “troca” de veículos antigos por novos. De acordo com a Anfavea, até o momento foram 400 veículos comprados por meio do programa do governo. Que até lá sejam comprados mais para que esses números melhorem! Esse ano está difícil!
0 comentários