É só ir de busão!
Empresas apostam na intermodalidade e ampliam rotas entre rodoviárias e aeroportos para oferecer mais comodidade

Quando o assunto é viagem, uma das principais dúvidas de quem pretende arrumar as malas é: ir de ônibus ou avião? O orçamento disponível e a distância a ser percorrida podem pesar a favor de um ou de outro. Mas, independentemente da escolha, nem sempre o acesso — especialmente aos aeroportos — é tão simples. Isso é ainda mais verdadeiro se não houver um terminal aéreo na região, podendo gerar não só um aumento no tempo gasto até chegar ao embarque, mas também no custo.

Pensando em oferecer mais segurança e comodidade para quem opta por voar, o Grupo JCA, detentor de grandes marcas do transporte rodoviário de passageiros, como as Viações Cometa, 1001 e Catarinense, foi pioneiro na implementação de uma linha ligando uma rodoviária de outro município a um aeroporto. Isso ocorreu em 2009, quando a Viação Cometa começou a operar conectando a cidade de Santos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Ao longo dos anos, a empresa firmou parcerias com os principais terminais aéreos do país para oferecer conexões entre eles e cidades próximas. Desde então, foram criadas mais 12 linhas, ligando 23 cidades das regiões Sul e Sudeste aos aeroportos internacionais Afonso Pena, em Curitiba, Floripa Airport, em Florianópolis, Galeão, no Rio de Janeiro, e os de Guarulhos e Congonhas, sendo o primeiro na Região Metropolitana de São Paulo e o segundo na própria Capital. As mais recentes foram lançadas em 2023, ligando a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, e as conexões partindo de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com desembarque direto no terminal intermodal no Floripa Airport.

De 2019 até o momento, mais de 2,6 milhões de passageiros já utilizaram o serviço. A conexão entre Praia Grande, no litoral de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi a de maior procura no período. O trecho entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, e as cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e Florianópolis, todas localizadas em Santa Catarina, também concentra grande procura, representando juntas pouco mais de 40% de toda a demanda.

De acordo com o diretor da Unidade de Transporte de Passageiros do Grupo JCA, Anuar Helayel, a ideia de criar conexões com desembarques diretamente dentro dos aeroportos é para simplificar a vida do passageiro. “Há um ganho significativo de tempo e conforto ao embarcar em uma rodoviária em sua cidade e já desembarcar dentro do aeroporto, que muitas vezes está localizado em um lugar de difícil acesso ao transporte público. E mesmo que esse acesso fosse facilitado, implicaria no trabalho de carregar malas e outros pertences, sem falar no aumento dos custos e no tempo até chegar ao aeroporto”, diz Helayel.

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