Crescimento lá vou eu!
BorgWarner quer aumentar produção de baterias para veículos elétricos na planta de Piracicaba (SP)

Descarbonizar o transporte para deixar o planeta mais verde. É assim que a BorgWarner passa a focar no Brasil principalmente quando se fala no transporte de passageiros. E para isso, a empresa já esta planejando ampliar a montagem dos sistemas de baterias na sua fábrica instalada em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Atualmente fornece baterias para a Mercedes-Benz colocar no urbano eO500U, que já está rodando em algumas capitais brasileiras e já existem varias tratativas para fechar mais parcerias . A BorgWarner monta o Sistema de Gerenciamento da Bateria (BMS), os módulos de conexão entre as baterias (Junction box), a Unidade de recarga de corrente direta (DCCU) e a Unidade eletrônica de controle (EDCU). 

Empresa quer ampliar a montagem dos sistemas de baterias e “vinteplicar” o faturamento

Após montar o conjunto completo e acoplar na bateria, todo o sistema passa por uma série de testes de desempenho e segurança em equipamentos de última geração, acompanhado por engenheiros e técnicos especializados. Fui conhecer a fábrica e pude atestar pessoalmente que segurança e eficiência são os nortes da planta piracicabana. “Nos preparamos para entregar qualidade, eficiência e segurança para nossos parceiros. Por isso já estamos vislumbrando um crescimento pois o mercado confia e sabe da nossa qualidade”, coloca Marcelo Rezende, diretor para sistemas de baterias da BorgWarner.

Ciclo sustentável

Por lá são montadas baterias com alta densidade energética ou em outras palavras que promovem nos veículos maior autonomia. Sua vida útil é projetada para oito anos ou 4 mil ciclos de recarga e após isso a empresa faz o reuso sustentável do aparelho, com ela seguindo para as estações de recarga. O tempo de vida nesse uso pode ser tão longo ou maior do que o uso em primeira vida. Após o uso em recarregadores, a bateria pode seguir para a reciclagem. Tanto na primeira como na segunda vida, as baterias podem ser reparadas,  seus componentes  substituídos, reciclados ou remanufaturados. “A bateria para a qual montamos os sistemas foi desenvolvida para aplicações de uso intensivo de energia operando em até 665 volts e armazenando 98 kWh de energia”, frisa Rezende.

Marcelo Rezende, diretor para sistemas de baterias, já vislumbra vendas para caminhões e vans também

E a empresa já planeja aumentar suas vendas e consequentemente ampliar a produção. Além de ônibus, no futuro serão montadas baterias para caminhões e também vans. A planta de Piracicaba está instalada em um terreno com área total de 33 mil m², sendo 10 mil m² de área construída e 2,3 mil m² de área útil fabril. “Temos bastante espaço reservado para futuras ampliações, o que nos torna capazes de atender com agilidade as novas demandas das montadoras. Nossa meta é multiplicar cerca de vinte vezes o faturamento da fábrica de Piracicaba, quadruplicar o número de funcionários, e localizar a montagem da bateria nos próximos anos” finaliza o diretor.

Quer saber mais? Então corre para o nosso podcast aqui no site ou no Spotify que tem mais detalhes dessa operação com o Marcelo Rezende.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cargas salvando!

Cargas salvando!

Pneus registram queda de 2,6% nas vendas totais até novembro. Setor de cargas teve aumento de 3.6%

Recife roda com a estrela!

Recife roda com a estrela!

Mercedes-Benz vende 180 ônibus urbanos para renovação de frota na Região Metropolitana do Recife

+ categorias