Para aumentar consideravelmente a interação homem-máquina. Assim é o novo painel digital, batizado de Smart Dash da Scania, que está abrindo caminho para experiências de condução de caminhões mais inteligentes, seguras e melhores para todos os tipos de motoristas. Os condutores de um Scania terão excelente controle sobre seu caminhão e arredores, recebendo alertas discretos de seu companheiro de caminhão inteligente sempre que um perigo for previsto ou uma ação for solicitada.
“Além da excelente visão geral e das infinitas oportunidades para individualizar o posto do motorista, nosso Smart Dash também é a alavanca para aumentar a comunicação e a digitalização dentro e ao redor do caminhão”, afirma Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks
“Os camiões Scania podem agora ser estreitamente integrados com tudo, desde o sistema de gestão de frota até ao ambiente de condução real e com um conjunto de serviços baseados na nuvem para melhorar a segurança, o tempo de atividade e a produtividade”.
O Scania Smart Dash representa o mais recente avanço em soluções de interface homem-máquina para postos de motorista em caminhões pesados. O motorista escolhe quais informações exibir ou omitir e toda a configuração é feita para ser intuitiva e fácil de usar, com uma combinação inteligente de controles físicos e digitais que oferece visão geral e tranquilidade, sem sobrecarga cognitiva.
A estação do motorista Smart Dash sempre inclui dois monitores: o Driver Display na frente do motorista e o Center Information Display (uma tela sensível ao toque que está disponível em dois tamanhos – 10’1 ou 12’9 polegadas). O motorista pode dar informações por meio da tela sensível ao toque, pressionando botões ou por direção por voz. A Scania optou por uma combinação equilibrada entre controles físicos e digitais, evitando o erro comum de ocultar funções vitais um ou dois níveis abaixo em um menu.
A última geração de camiões Scania oferece muitas funções de segurança como padrão quando vendidos nos mercados europeus. Outras funções são opcionais e vão além dos padrões mínimos legais. Um exemplo é a nossa Travagem de Emergência Avançada para Utilizadores Vulneráveis da Estrada (AEB VRU); em vez de apenas avisar que há um pedestre na frente do caminhão, o veículo também faz a frenagem propriamente dita quando necessário.
E nós aqui no Brasil, já estamos a espera do novo painel nos veículos da marca.
0 comentários