Se for para uma aplicação urbana, ele atende. Quer uma viagem curta? Ele também atende. Ah, precisar levar seus funcionários casa trabalho e vice versa? Ok, ele também vai te atender. O “quase faz tudo” da vez na Volvo é o chassi B320R que chega para reforçar o portfólio de ônibus de motor traseiro da marca.
“Além da tradicional versão urbana esse veículo tem opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância. É um chassi altamente versátil”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.
O Volvo B320R é equipado com o motor D8K Euro 6 e traz novidades em relação ao seu antecessor. “As emissões foram reduzidas, mas a potência (320cv) e o torque (1200 Nm) estão ainda maiores”, afirma Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
No novo motor o alto torque surge já em baixa rotação. Com isso, o veículo ficou extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor Euro 6 de oito litros é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era referência nesse quesito. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.
Nas versões fretamento e rodoviária a caixa de câmbio é a Volvo I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. Tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.
Foto: Rodolfo Buhrer
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