A partir de novembro, o novo ônibus elétrico Volvo BZL participa de mais uma etapa do programa de demonstração no Brasil. São Paulo (SP) é a segunda cidade a conhecer o veículo em operação real, depois de Curitiba (PR). O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista. Antes, o ônibus estará em exposição na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que acontece de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center, na mesma cidade.
O BZL chega num momento em que as grandes metrópoles da América Latina avançam em projetos de eletromobilidade. “São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.
Autonomia e desempenho
O Volvo BZL da demonstração de São Paulo está equipado com quatro baterias de 94kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 km no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga. O motor elétrico tem potência de 200kW e torque de 425Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca
Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.
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