Tudo no elétrico!
Frigo King alcança alta eficiência da cadeia do frio no transporte refrigerado em caminhões elétricos

E a Frigo King vai investindo e ampliando o leque de soluções para o mercado. a empresa acaba de criar o EPS – Eletric Power System -, um sistema que permite usar a linha de produtos da empresa em todos os caminhões movidos a energia elétrica.

Esse novo sistema contou com um grande esforço da equipe de engenharia da companhia. De acordo com Marcos Pordeus, CEO da Frigo King, muitas empresas começaram a enxergar com bons olhos a distribuição urbana com veículos elétricos: “Tratava-se de um momento desafiador para nossa engenharia, que precisou trabalhar para encontrar soluções para o que o mercado demandava: equipamentos que funcionassem tanto ligados à bateria do veículo – quando em rota, como ligado à rede elétrica – quando estacionados”, descreve o executivo.

Nesse contexto, para controlar os compressores de ar do sistema de refrigeração dos caminhões elétricos, a equipe de engenharia da Frigo King buscava um conversor de frequência que suportasse a alimentação de 500Vcc por meio de baterias. A solução encontrada foi a utilização dos conversores de frequência da Danfoss, o VLT AutomationDrive FC-302, de 3,0KW e 5,5KW, que possuem bobinas CC no circuito intermediário.

Projetado para controlar a velocidade de todos os tipos de motores assíncronos e de imã permanente, o VLT AutomationDrive possibilita ao usuário economizar energia, aumentar a flexibilidade do sistema e otimizar processos. Devido a fácil configuração via display gráfico, o VLT AutomationDrive, quando em operação, requer pouca manutenção. É uma solução líder de mercado para controle de velocidade e um dos diferenciais é que proporciona rápido payback com custo altamente competitivo.

De acordo com Lucas Caligaris, engenheiro de vendas da Danfoss, a aplicação se manteve estável diante das flutuações de tensão. “Outro ponto muito benéfico da solução adotada é que toda a lógica de controle da aplicação foi configurada no controlador do próprio conversor de frequência, evitando a necessidade de se ter um controlador externo. Como toda a lógica de controle foi embarcada no drive houve uma redução de componentes eletrônicos externos”, detalha.

O CEO da Frigo King destaca o sucesso da parceria para os equipamentos de EPS da empresa: “Além da abertura de um novo mercado, os projetos têm sido otimizados para melhorar a eficiência na aplicação do nosso EPS, o que manteve a empresa à frente em termos de tecnologia embarcada, em compasso com as soluções adotadas na Europa e em outros lugares do mundo”, conclui Pordeus.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Nova “boss” na estrela!

Nova “boss” na estrela!

Mercedes-Benz do Brasil anuncia nova liderança de Recursos Humanos com a chegada de Simone Frizzo

+ categorias