Mais um marco da Volvo!
De olho na segurança viária, Volvo conclui primeira turma do Desafio Zero Acidentes

No que diz respeito a segurança em caminhões, ônibus e trânsito, dificilmente a Volvo não será a primeira empresa a ser lembrada. Pioneira em diversas tecnologias que literalmente salvam vidas, agora a montadora sueca quer também mudar outra coisa: o conceito de direção. Sim, pois se você se cuida, você também cuida de outras pessoas que fazem parte do ecossistema de transportes.

E para dar o pontapé inicial naquilo que poder ser mais um marco importante da montadora, a Volvo acaba de realizar a formatura da primeira turma piloto do Desafio Zero Acidentes, que teve a participação de 10 importantes empresas do setor de transportes e logística. Promovido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, a iniciativa é dirigida a gestores de segurança viária do transporte de cargas. O número de acidentes graves entre as empresas participantes reduziu em 67%.

A severidade dos acidentes de trânsito no Brasil continua sendo um tema preocupante. Todos os anos, cerca de 33 mil pessoas perdem a vida em estradas, enquanto outras 500 mil têm sequelas de média ou severa gravidade. O País perde por ano mais de R$ 132 bilhões de reais em custos sociais, de acordo com dados do IPEA 2020 (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Estima-se que um terço dos acidentes nas rodovias federais tem o envolvimento de caminhões e ônibus.

E aí entra o que a montadora adotou há muito tempo, que é o visão “Zero Acidentes Fatais” como um ideal de futuro para seus veículos. Uma das iniciativas é a promoção da norma ISO 39001, tida como o principal direcionamento para gestão de segurança viária para empresas transportadoras ou que têm operações de transporte estruturadas, independente do ramo de negócios.

Desafio Zero Acidentes

O Desafio Zero Acidentes é uma consultoria detalhada em gestão de segurança viária, seguindo os conceitos da ISO 39001. A primeira turma reuniu dez transportadoras e operadores logísticos, selecionados conforme o tipo de frota e a natureza do transporte. Participaram as empresas – IC Transportes, Rodeiro, ALP, Raça, LAR Coperativa Agroindustrial, Expresso Figueiredo, Grupo Petrópolis, Lenarge, Transben e Transmasut. Juntas, elas têm mais de cinco mil veículos e contam com 6.275 motoristas. O que impressiona também são as rotas somadas. Todos os meses, mais de 35 milhões de quilômetros são rodados, o que dá a impressionante soma de 878 voltas ao redor da Terra em apenas 30 dias.

Os resultados alcançados pelas participantes são excepcionais. O número de acidentes graves foi reduzido em 67%. Os picos de velocidade dos veículos caíram 52%. Os cuidados com manutenção preventiva aumentaram 54%. Já o grau de maturidade dos sistemas de gestão viária deu um salto em 118%.

Anaelse Oliveira: a semente da transformação foi plantada

Para conseguir estes resultados na prática, o programa teve uma plataforma de aprendizagem e o treinamento gratuito contou com 16 módulos com aulas online, perfazendo um total de 128 horas de curso, distribuídas entre os meses de fevereiro e novembro de 2022. O programa disponibilizou ainda 10 horas de mentoria personalizada a cada empresa participante, para adequação da empresa às normas ISO 39001. Essa etapa aconteceu após auditoria presencial de definição do plano de ação, baseado no mapa de oportunidades de melhorias identificadas. As mentorias aconteceram entre janeiro e agosto de 2023, com a orientação dos consultores da Volvo avaliando processos internos, avanços e recomendações.

“No inicio houve uma certa resistência nas empresas, pois as mudanças foram muitas no dia a dia. Contudo, todos os participantes se engajaram de uma forma tão grande que os resultados começaram a acontecer. Queremos transformar a nós e aos nossos parceiros e o “Zero Acidentes Fatais” neste primeiro momento foi um sucesso. Está plantada uma semente e esperamos que nos próximos mais empresas abracem essa importante iniciativa”, coloca Anaelse Oliveira, coordenadora do programa do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cargas salvando!

Cargas salvando!

Pneus registram queda de 2,6% nas vendas totais até novembro. Setor de cargas teve aumento de 3.6%

Recife roda com a estrela!

Recife roda com a estrela!

Mercedes-Benz vende 180 ônibus urbanos para renovação de frota na Região Metropolitana do Recife

+ categorias