Para propiciar mais segurança aos usuários das rodovias mato-grossenses, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) investiu mais de R$ 25,8 milhões na renovação da sinalização horizontal e vertical. As melhorias realizadas ao longo de 2023 foram realizadas em 1,7 mil quilômetros das vias pavimentadas que cortam o Mato Grosso e estão sob a administração da autarquia.
As obras de sinalização fazem parte do programa BR-Legal 2 que foi desenvolvido pelo DNIT, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária, e tem desempenhado um papel fundamental na prevenção dos acidentes de trânsito, a partir de ações estratégicas de execução dos serviços de sinalização das rodovias federais.
O programa BR-Legal 2 tem realizado a melhoria das rodovias em todas as regiões do Mato Grosso. Na região Noroeste, por exemplo, o DNIT executou os serviços de sinalização de aproximadamente 500 quilômetros na BR-364/MT, no trecho entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis.
Atualmente as equipes estão executando serviços de sinalização da BR-070/MT, que é considerada um corredor logístico relevante para o Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país. Além disso, a rodovia federal garante acesso da capital Cuiabá ao município de Cáceres, cidade turística que é a porta de entrada para o Pantanal mato-grossense.
BR-Legal 2
O Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária – BR-Legal, iniciado em 2012, correspondeu na elaboração de projeto, implantação e manutenção das sinalizações e dispositivos de segurança, visando a padronização em toda a malha rodoviária de acordo com os normativos técnicos e legislação vigente, elevando a qualidade da sinalização e promovendo o aumento da segurança nas rodovias.
Em seguida surgiu o BR-Legal 2 em continuação aos aspectos positivos do programa anterior dando início às primeiras contratações, buscando aperfeiçoamento na gestão das informações, na sinalização e segurança das obras e no tratamento de segmentos críticos por meio da sinalização ostensiva.
Nota-se que ocorreram mudanças na transição do BR-Legal 1 para o BR-Legal 2, com relação às soluções de sinalização horizontal os tachões foram substituídos por cilindros (balizador), por apresentarem mais segurança principalmente para os motociclistas. Nas soluções de sinalização vertical o sinal das placas passou a ser impresso junto à película acelerando a fabricação, foi incorporado o overlay para dar mais proteção às placas e empregado o suporte colapsível, uma vez que os suportes deixaram de ser um obstáculo fixo e não oferecem mais riscos ao condutor em um possível impacto. As soluções dos dispositivos de segurança foram aprimoradas com maior nível de segurança e foram adicionados os projetos-tipo da sinalização ostensiva para interseção, curva, travessia urbana e proibição de ultrapassagem que são os pontos que apresentam maior índice de sinistros de trânsito. Por fim, também foram aprimorados os projeto-tipo para sinalização e segurança das obras, pois se trata de uma situação com altos índices de sinistros de trânsito.
Com informações Dnit
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