A Volvo Trucks revelou uma nova plataforma de caminhões pesados para o mercado norte-americano, paralelamente a uma nova gama de pesados para a Europa, Austrália e mercados na Ásia e África com a linha FH Aero. De acordo com a montadora, são novos modelos energeticamente eficientes – incluindo veículos movidos a eletricidade e combustíveis renováveis – que reduzirão as emissões de CO2 e aproximarão a empresa do objetivo de ter uma gama de produtos com emissões líquidas zero até 2040.
“Esta é uma medida ousada, estamos a lançar novos caminhões, os melhores da sua classe, que estabelecerão uma referência em eficiência energética e redução de emissões de CO 2 em toda a gama de produtos”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. “Eles foram projetados para acelerar a jornada em direção à nossa ambiciosa meta de emissões líquidas zero para 2040, mas também oferecem níveis mais elevados de segurança, produtividade e tempo de atividade para nossos clientes.”
Um novo portfólio global de produtos
O mercado norte-americano recebe uma plataforma totalmente nova de eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível em até 10%* e, ao mesmo tempo, melhorando significativamente o nível de segurança. A nova plataforma será a base para uma série de novos modelos nos próximos anos, utilizando a ampla gama de tecnologias de combustíveis elétricos e renováveis da empresa, bem como motores de combustão eficientes. O primeiro a sair é o novo modelo Volvo VNL, que substitui o caminhão mais vendido da Volvo no mercado norte-americano para transporte de longa distância. As vendas estão previstas para começar no final do primeiro trimestre de 2024.
Na Europa, Austrália, Ásia e África, a Volvo lançou o novo Volvo FH Aero – otimizado para transportes pesados com eficiência energética. O novo Volvo FH aerodinâmico, que reduz o consumo de energia e as emissões de CO 2 em até cinco por cento*, vem com uma variedade de sistemas de propulsão, incluindo elétricos, biogás e diesel. Estas poupanças somam-se às significativas tecnologias de poupança de combustível introduzidas nos últimos anos. O novo Volvo FH Aero será lançado no mercado durante 2024 e 2025, com vendas a começar no primeiro trimestre de 2024.
“A vasta gama de camiões que estamos a lançar permitirá aos nossos clientes em todo o mundo reduzir as suas pegadas de CO 2 , independentemente de onde se encontrem na sua jornada de sustentabilidade. O fornecimento de energia verde varia de mercado para mercado e, portanto, como fabricante global de camiões, precisamos de oferecer aos nossos clientes uma gama de soluções de descarbonização – desde motores de combustão eficientes que também podem funcionar com combustíveis renováveis até motores eléctricos, permitindo a mudança para transportes livres de combustíveis fósseis”, diz Roger Alm.
0 comentários