Se a Scania vai bem no mercado de GNV (Gás Natural Veicular), a montadora acaba de mostrar que tem tudo para ir igualmente bem no mercado de GNL (Gás Natural Liquefeito). A montadora acaba de fechar uma importante parceria com a Eneva e a Virtu GNL na compra que envolve 180 veículos movidos por esse combustível.
Os 30 veículos iniciais são do modelo R 410, configuração 6×2. Com uma autonomia de mais de 700km, os veículos a GNL são reconhecidos pela operação silenciosa, contribuindo também para a redução de poluentes, NOX e material particulado. Equipados com dois tanques de 340 litros cada, esses caminhões oferecem desempenho e eficiência energética. O motor de 13 litros com seis cilindros proporciona 410cv de potência a 1.900 rpm. Os demais 150 veículos, entregues no segundo semestre, serão do modelo R 460, configuração 6×4, também movidos a GNL.
Dessa forma, as empresas celebram um transporte mais “verde” e inauguram o chamado corredor sustentável as nas regiões Norte e Nordeste do país. “A operação dá início à viabilização dos corredores verdes no Brasil, com caminhões movidos a GNL em substituição ao diesel, promovendo uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2 em comparação com a alternativa tradicional do diesel, reduzindo ainda as emissões de NOx e material particulado. O total desse mercado, se somadas as principais rotas ao redor da área de influência do complexo do Parnaíba, equivale a 9 milhões de metros cúbicos de gás natural/dia, e tem um enorme potencial de crescimento. Essa cadeia de valor pode se tornar um dos principais veículos de monetização das reservas de gás natural da Eneva depois da geração termelétrica. Cada 10% deste novo mercado seriam equivalentes a aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia”, enfatizou o CEO da Eneva, Lino Cançado.
“Para a Scania, ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu GNL darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país, é motivo de orgulho e celebração, pois reforça que desenvolvemos soluções pensando em atender aos clientes de acordo com cada necessidade, além de fortalecer o nosso propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
0 comentários