E a XCMG não está de brincadeira no mercado nacional. A empresa aos poucos vai mostrando suas “garras” e começa a anunciar vendas e mais investimentos no país. Agora, a montadora acaba de entregar 10 caminhões elétricos para a Reiter Log, empresa de logística do Rio Grande do Sul.
Durante a entrega, o vice-presidente da XCMG Brasil anunciou o recente investimento de R$ 270 milhões, destinado para a nacionalização e ampliação da linha de produção, incluindo a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado neste ano para melhor atender os mercados nacional e latino-americano. Em sua fala destacou também a exportação de equipamentos para os Estados Unidos, outro importante mercado para a empresa. “Fizemos um levantamento no ano passado e tivemos o maior volume em emplacamento de caminhões pesados”, afirma.
O gerente de elétricos, Ricardo Senda, também aposta na expansão da eletrificação no País. “No ano passado, comercializamos entre 120 e 130 caminhões do modelo no Brasil e América Latina, número que deve triplicar neste ano”, prevê.
O caminhão
O XCMG E7-49T pode ser considerado o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil. O modelo possui capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km, sendo capaz de fazer a substituição do pacote de baterias quando descarregado, ou seja, é possível substituir rapidamente as baterias, em vez de esperar o processo de recarga.
0 comentários