Marcopolo voando baixo!
Mercado reage e Marcopolo aproveita para fazer barba, cabelo e bigode

A gaúcha Marcopolo não tem do que reclamar do ano de 2023. Depois de tempos de incertezas sobre as vendas de ônibus no país, a fabricante literalmente se mexeu com seu time e fechou o ano com lucro liquido recorde de R$ 810,8 milhões, um excelente aumento de 85,6% na comparação com o ano anterior.

E diante disso temos dois “culpados”, que foram os responsáveis por deixar todos em Caxias do Sul (RS) sorrindo de orelha a orelha. Um foi o aumento das vendas dos rodoviários G8, que se consolidaram de vez no mercado. Junto a isso temos a melhoria no mix de produtos de maior valor agregado, como veículos urbanos articulados.

“O mercado de ônibus se fortaleceu a partir do final do terceiro trimestre e o segmento de rodoviários está entre os destaques. Associado a isso, notamos também um aumento do nível de exigência por veículos mais confortáveis e tecnológicos, como os modelos urbanos com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi”, destaca José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.

Com os resultados, a companhia segue como líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. O destaque de 2023 é a participação de mercado no segmento de ônibus rodoviário, que cresceu 9,4 pontos percentuais com o fortalecimento da linha G8.

Produção

A produção consolidada no último ano foi de 13.035 unidades, 11,5% inferior ao ano de 2022. Do total de modelos produzidos, 83% foram fabricados no Brasil e 17% no exterior.

Articulados mostraram sua força nas vendas pelo país

Para 2024, a Marcopolo prevê um cenário positivo, com a nova fase do programa do governo federal Caminho da Escola e o avanço na renovação de frotas em todos os segmentos. A companhia está habilitada a entregar, de forma direta e por meio de parcerias com fabricantes de chassis, até 7.720 veículos (5.600 micro-ônibus e 2.120 Volare). As entregas já iniciaram e devem se estender até 2025.

Mercado externo

No mercado internacional, a Marcopolo teve uma melhora gradativa no desempenho das operações ao registrar crescimento de volumes em 2023. Ao longo do último ano o México, entregou 981 veículos, 44,9% superior a 2022; Austrália 407 unidades, aumento de 24,1% na comparação com 2022; e África do Sul 362 unidades, aumento de 35,1% em relação a 2022.

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