Blindado automático!
Chassis blindados da Agrale Argentina serão equipados com transmissões automáticas da Allison

A Allison Transmission acaba de fechar um ótimo negócio com a Agrale Argentina. A fabricante irá fornecer as transmissões Allison da Série 2000™ para os novos chassis da montadora, que foram especialmente projetados para veículos blindados voltados para o transporte de valores.

O chassi Agrale MA10 Automático tem Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, distância entre-eixos de 3.600 mm e permite a instalação de blindagem nível IV. O desenvolvimento deste novo chassi exigiu meses de trabalho local e a experiência da equipe de engenharia da montadora no mercado brasileiro para projetar um produto que atendesse não apenas às necessidades dos clientes argentinos e sul-americanos, mas também aos padrões de exportação.

“Até o momento, a maioria dos veículos blindados para essa aplicação eram montados sobre chassi de caminhão e não possuíam estrutura totalmente adequada para receber a carroceria. Algumas, apesar de serem destinadas a esse nicho, não atendiam a todas as especificações para garantir a máxima segurança no transporte de valores. A Agrale detectou essa necessidade no segmento de veículos blindados e desenvolveu um chassi especificamente para esta aplicação”, explica Ignacio Armendariz, Gerente Comercial e Pós-Venda da Agrale Argentina.

As transmissões Allison da Série 2000 são projetadas para caminhões comerciais e ônibus de médio porte com Peso Bruto Total (PBT) de até 15 toneladas. Com seis marchas à frente e uma à ré, seu conversor de torque entrega a potência do motor às rodas sem interrupção, o que possibilita maior aceleração e velocidade média no trânsito urbano. Também reduz as distrações durante a operação, eliminando a ação manual das trocas de marchas realizadas pelo motorista. A economia na sua manutenção é significativa, pois requer apenas trocas regulares de fluidos e filtros.

“A maioria dos chassis existentes no mercado (caminhões e ônibus) possui plataforma de condução avançada e, para adaptá-los ao transporte de valores, é necessário movê-la para trás para melhorar a distribuição de peso e evitar sobrecarga no eixo dianteiro”, disse Wiliam Menegotto, Gerente de Desenvolvimento de Engenharia e Operações, Agrale Argentina. “No caso da Agrale, o chassi já foi projetado com essa nova configuração, pois um dos diferenciais dos modelos blindados é o excesso de peso que carregam. Portanto, o novo design reduz o tempo e os custos envolvidos na montagem da blindagem, além de permitir que o veículo atenda aos padrões exigidos no segmento.”

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cargas salvando!

Cargas salvando!

Pneus registram queda de 2,6% nas vendas totais até novembro. Setor de cargas teve aumento de 3.6%

Recife roda com a estrela!

Recife roda com a estrela!

Mercedes-Benz vende 180 ônibus urbanos para renovação de frota na Região Metropolitana do Recife

+ categorias