Para você que trabalha atualmente com o utilitário Partner da Peugeot, saiba que daqui a pouco terás a chance de transformar seu veículo, hoje a combustão, em elétrico daqui a pouco.
A parceria entre a montadora, o Senai, WEG e FuelTech consiste em retirar o motor térmico e trocar pelo elétrico. O veículo apresentado como protótipo na Smart City em Curitiba (PR), evento de cidades inteligentes do mundo, tem bateria de 33 kwh, cerca de 95 cv de potência e torque de 14 kgfm, com autonomia de 150 km.
Essa conversão, segundo Flavia Marsengo, responsável por mobilidade elétrica da Stellantis na América do Sul, consiste em várias etapas. Desde o estudo do produto, remoção do powertrain a combustão, bem como instalação de kits e baterias. Estas ultimas, aliás, são instaladas na parte traseira do veículo. Claro, pelo tamanho, se perde cerca de 250 kg no compartimento de carga, deixando o furgãozinho com 400 kg de capacidade. “Já temos testes em clientes para deixar o veiculo viável para o mercado. em um primeiro momento a avaliação tem sido muito positiva”, comenta a executiva.
A ideia da marca é disponibilizar a Partner com retrofit para todos os segmentos de mercado, desde os frotistas aos autônomos. “Sem dúvidas é uma solução com custo mais acessível e claro, olhando para operações mais limpas e sustentáveis”, completa.
Ainda não existe uma data definida para o protótipo, mas a solução Retrofit será estendida para outros veículos da Stellantis em breve. É a eletromobilidade “pegando” até quem já está quietinho com seu motor a combustão!
0 comentários