Ana Paula Felix
O desafio da inserção de mulheres no setor de transportes

Como mulher e profissional do setor de tecnologia, enfrentei uma jornada repleta de desafios e conquistas. Ao longo dos anos, pude observar a evolução do papel das mulheres na indústria, especialmente quando falamos do setor logístico, conhecido por contar com equipes majoritariamente masculinas. 

Neste sentido, ao longo dos anos, tenho visto um aumento gradual da presença feminina no setor. Mulheres talentosas estão assumindo posições de liderança e contribuindo de forma significativa para o avanço da indústria. De acordo com a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho brasileiro, as parcelas de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram para mais de 42% nos últimos anos.

Este é um reflexo do trabalho de empresas como a Maxtrack e a Raízen, que seguem estimulando a inserção feminina em nosso setor e liderando o caminho ao promoverem uma cultura inclusiva e ao valorizarem o talento, independentemente do gênero.

Durante minha trajetória profissional, nesses últimos anos,  assumi diferentes papéis, passando da engenharia para a área comercial. No entanto, meu percurso não foi isento de obstáculos, pois, assim como a maior parte do público feminino, foi preciso vencer os preconceitos e estereótipos de gênero.

Tendo isso em vista, apesar dos avanços que são perceptíveis, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de oportunidades no setor. Entendo que uma das principais barreiras para a entrada das mulheres nesse campo é a falta de representatividade e de modelos a seguir.

Muitas jovens ainda não consideram carreiras no setor diante da falta de exemplos inspiradores. Portanto, é fundamental incentivar e apoiar as mulheres desde cedo, fornecendo mentoria, modelos de sucesso e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Além disso, é essencial desafiar os estereótipos de gênero e promover uma cultura de inclusão e diversidade nas empresas. A diversidade de pensamento e experiência é um impulsionador fundamental da inovação e do sucesso empresarial. Desta forma, as empresas devem adotar políticas e práticas que garantam igualdade de oportunidades e promovam um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos os funcionários.

Como líder na Maxtrack, encorajo todas as mulheres a perseguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial. Afinal, a criatividade e a ousadia são fundamentais para o sucesso neste segmento, e as mulheres têm um papel vital a desempenhar nesse processo de transformação.

Em última análise, a inclusão das mulheres na área de transportes e tecnologia não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade para impulsionar a inovação e o progresso. Juntos, podemos superar os desafios e criar um futuro mais igualitário e promissor para todos.

Ana Paula Felix é Solution Center Manager da Maxtrack

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Melodivo Teixeira

Melodivo Teixeira

Caminhoneiros em 2024: tecnologia e melhora na economia prometem aquecer o setor

Por Clara Le Bail

Por Clara Le Bail

Por que o free flow promete acelerar o setor de transporte?

+ categorias