No quarto trimestre de 2023, a estratégia de aumentar gradualmente as margens de lucro continua sendo executada pela BBM. A empresa conquistou novos contratos com margens melhores e alongou suas principais linhas de financiamento/empréstimo. Internamente, continua implantando uma série de iniciativas visando melhoria de processos, otimização da estrutura organizacional e aumento de produtividade.
Como destaque, no último trimestre de 2023, a BBM apresentou crescimento acima do planejado nos segmentos de comércio eletrônico e carga fracionada, que possuem cobertura nacional. Isso ocorreu graças à maior Black Friday registrada pela empresa, que resultou em recordes no volume de entregas e conquistas de novos clientes no segmento fracionado.
A receita operacional líquida do e-commerce cresceu 27,3%, em relação ao 4T22, enquanto a de carga fracionada atingiu um recorde histórico de faturamento, alcançando R$ 162,9 milhões, um aumento de 12,1%, frente ao 4T22. Com Ebitda de R$ 173,3 milhões, excluindo efeito da desmobilização de uma operação florestal não recorrente, 19,6% melhor do que em 2022.
No 4T23, a empresa registrou vendas líquidas no valor de R$ 418,1 milhões, enquanto o Ebitda atingiu R$ 40,6 milhões, 18,7% inferior ao 4T22. Essa redução do Ebitda ocorreu por conta de alguns fatores como cenário macroeconômico, o “churn forçado” focando melhoria de margem.
Contudo, mesmo com esses impactos, o Ebitda do ano atingiu R$ 158,6 milhões, cerca de 9,5% superior que o do ano anterior. Para a empresa, a principal estratégia continua sendo o crescimento sustentável, aumento das margens e ambiente de trabalho e desenvolvimento das pessoas.
O presidente da BBM Logística, Antonio Wrobleski , conta que todos os esforços da companhia continuam voltados a busca da eficiência operacional e, consequentemente, o aumento da rentabilidade do negócio. “Estamos realizando uma grande revisão em todos os nossos processos e os esforços estão em nosso tripé que foca em pessoas, processos e tecnologia. Somente com essa base fortalecida acreditamos na perenidade do crescimento”, destaca o executivo.
Uma das iniciativas que são destacadas por Wrobleski é a implantação de uma Torre de Controle que mede em tempo real o SLA (acordo de níveis de serviço) de entrega de cada cliente e gera KPIs (indicadores de desempenho) para acompanhamento de custos e despesas.
“Estamos confiantes na melhora qualitativa das nossas operações, como também do nosso resultado financeiro, e temos certeza que estamos no caminho certo para continuarmos crescendo de forma sustentável e perene”, afirma o presidente da BBM.
0 comentários