Asfalto “verde”!
Stratura oferece novo tipo de asfalto de baixa temperatura e menor pegada de carbono

A Stratura assinou contrato com a Petrobras para incluir em seu portfólio o CAP Pro W 30/45, asfalto desenvolvido no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e que faz parte da linha de asfaltos mais sustentáveis da companhia. A parceria visa a aumentar a variedade de produtos da Stratura aliados à sua estratégia ESG. A Stratura já conta com o asfalto que utiliza plástico reciclado em sua composição, o GreenFlex, e, agora, com mais esta solução, passa a oferecer um produto que reduz em cerca de 65% a emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com o gerente de Operações e Tecnologia da Stratura, Emerson Maciel, cada vez mais, há a busca por maior desempenho em asfaltos que também contribuam na diminuição de gases do efeito estufa (GHG). “O CAP Pro W 30/45 estabelece este novo padrão, especialmente aplicado em temperaturas reduzidas, gerando economia de energia durante o processo de pavimentação e com a vantagem de não necessitar de alteração de equipamentos e processos de pavimentação”, explicou Maciel.

Segundo a Petrobras, este tipo de asfalto foi especialmente formulado para aplicações em temperaturas reduzidas, o que gera economia de energia na etapa de usinagem (preparação do concreto asfáltico) e, assim, diminui as emissões de carbono.

Ao fechar a parceria, a Stratura contribui com o mercado de asfaltos de baixa temperatura (warm mix asphalt), tecnologia difundida em vários países e que tem como característica a geração de produtos com menor intensidade de carbono, menor consumo energético (combustível para aquecimento dos agregados) ao longo da cadeia, além da redução de fumos e gases do efeito estufa.

O uso do novo asfalto também permite uma melhora significativa nas condições laborais, com os trabalhadores ficando menos expostos aos fumos emanados, além de melhor desempenho do pavimento, em comparação com os asfaltos tradicionais.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Atalaia é Volksbus!

Atalaia é Volksbus!

Novos Volksbus são entregues à população de Aracaju. São 30 modelos 17.230 que já estão em operação

+ categorias