Balanço divulgado!
ANTT divulga balanço com as ações dos 30 primeiros dias de Concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta quinta-feira (11), o balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná, com dados sobre o desempenho, investimentos realizados e perspectivas para o futuro. Nos primeiros 30 dias, diversos desafios foram identificados pela concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1, como o impacto do uso de cartões sem NFC no tempo de atendimento das pistas manuais, além da menor utilização de tags, apesar do aumento do tráfego de veículos de passeio.

Para superar tais desafios, a concessionária implementou um plano de ação imediato. Entre outras ações, a iniciativa prevê a calibração das pistas automáticas, colocação de terminais de pagamento eletrônico em todas as cabines manuais, aumento do quadro de funcionários nas praças para aumentar a eficiência e a adesão ao pedagiamento eletrônico. O Lote 1, localizado em Curitiba, Paraná, abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo vias importantes e bastante estratégicas no estado, como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Outro dado importante é que, além das ações de melhoria nas praças de pedágio, também foram executados serviços de atendimento aos usuários ao longo das rodovias concedidas, como, por exemplo, a operação de áreas de suporte ao usuário em diferentes localidades, disponibilização de veículos de atendimento, rádio comunicação de alta capacidade, centros de controle operacional e de arrecadação, além de uma variedade completa de canais de comunicação para os usuários.

Avanços nas intervenções e obras

Dentro do plano de intervenções e obras, diversas ações foram realizadas no primeiro mês de concessão, incluindo a estabilização de taludes, restauração do pavimento, pintura e limpeza de sinalizações, entre outros. Houve, também, um grande esforço para garantir a segurança viária e a qualidade das estradas, como exemplificado nas obras na Serra de São Luis do Purunã.

Com informações ANTT

Foto: Roberto Dziura/AEN

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