Pesados elétricos autorizados!
Ministério dos Transportes autoriza início de teste em campo com caminhões elétricos pesados

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou essa semana  de evento em Brasília que possibilitará o início da fase de campo do estudo promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito durante o qual caminhões pesados elétricos poderão circular por rotas intermunicipais de curtas e médias distâncias no país. A iniciativa é parte do compromisso do Governo Federal pela descarbonização da frota de veículos do país, e o objetivo do estudo é buscar alternativas mais sustentáveis e com menos emissões de carbono para o transporte de cargas em território nacional.

O estudo conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos resultados apurados, será possível à Secretaria Nacional de Trânsito estabelecer os critérios necessários para que caminhões elétricos possam circular de forma regular nas rodovias e vias urbanas brasileiras, de forma segura e ambientalmente sustentável. 

Além do ministro, participaram do evento o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann; o presidente da ReiterLog, Vinícius Reiter; o presidente da Ritmo Logística, Paulo Carvalho, além de outras autoridades e representantes do setor.

Com informação Ministério dos Transportes

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Mais uma boa venda!

Mais uma boa venda!

Rápido Sumaré receberá primeiros 55 chassis 17-280 da Iveco Bus para atuar no interior do estado de SP

Rio Branco “careira”!

Rio Branco “careira”!

Complexidade do mercado faz Rio Branco voltar a ser a capital com diesel mais caro do país

Tector está renovado!

Tector está renovado!

Iveco mexe no Tector e apresenta novo design e melhorias em conforto para o motorista

+ categorias