A Iveco Bus acaba de mexer no pãozinho quente na Europa e apresentou o Crossway em sua versão hibrida. Agora, o ônibus intermunicipal é compatível com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid),sendo equipada com um motor CURSOR 9, em conformidade com a norma Euro VI Step E.
Disponível em três comprimentos: com 10,8, 12 ou 13 metros, nas versões POP e LINE, o Crossway Hybrid oferece as mesmas vantagens que os demais modelos da linha. Giorgio Zino, head de Operações Comerciais Iveco Bus na Europa, afirma: “A introdução da nossa tecnologia híbrida à linha Crossway permitirá aos operadores de transporte aproveitar uma grande redução em custos de energia e emissões de CO2 em comparação com os modelos de combustão interna. É uma alternativa concreta à disposição dos clientes. Com esta adição, fortalecemos ainda mais a capacidade da nossa marca de fornecer a mais ampla oferta sustentável do mercado, confirmando a nossa estratégia de impulsionar a transição energética com uma combinação de tecnologias e consolidando a nossa liderança como um dos principais players em mobilidade sustentável na Europa.”
Simples e eficaz
A tecnologia híbrida oferecida pela montadora está disponível com a caixa de câmbio Voith DIWA NXT, combinada com um potente motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como um acionador de partida e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as etapas de desaceleração e frenagem, tudo isso com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o motor Cursor 9 durante as etapas de partida.
Com essas funções, o modelo economiza muito mais combustível do que sua versão não híbrida. Além disso, ao combinar combustíveis renováveis, essa nova solução híbrida reduz ainda mais as emissões de CO2.
0 comentários