No Maio Amarelo, mês de conscientização pelo trânsito mais seguro, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a RTE Rodonaves registra a marca de 328.081 mil testes feitos por meio do sistema de bafômetro facial, nos últimos 17 meses. Somado aos testes realizados com etilômetros manuais, no mesmo período, foram mais de 550 mil análises.
Os testes faciais são realizados diariamente para identificar possíveis casos de ingestão de bebidas alcoólicas e, desde a implantação, não foi registrado nenhum caso positivo. As avaliações são feitas no momento que os motoristas chegam à expedição, sopram o aparelho e aguardam por cerca de dez segundos até aparecer o sinal verde para seguir viagem. Os resultados são enviados automaticamente aos gestores dos motoristas e a um painel de controle. Atualmente, são sete equipamentos em operação, em Contagem (MG), Itajaí (SC), São José dos Pinhais (PR), Ribeirão Preto (SP), Americana (SP) e na capital paulista, Vila Jaguara e Vila Guilherme.
“Prezamos pela segurança de nossos profissionais e buscamos meios de contribuir com um trânsito mais seguro. Realizamos cerca de 50 mil testes por mês e, gradativamente, vamos substituir todos os bafômetros manuais pelo sistema facial, que proporciona mais agilidade no monitoramento dos motoristas. Nosso trabalho de segurança no trânsito inclui também uma série de ações de conscientização e de atualização profissional ao longo do ano”, explica Oswaldo Maia, diretor de gente e gestão do Grupo Rodonaves.
A iniciativa está entre as ações do programa Caminho Seguro, que além de testes com etilômetros antes de cada viagem, disponibiliza centros de apoio aos motoristas, áreas de descanso e cuidados com a saúde nas operações, monitora as viagens para controle de velocidade, realiza a gestão das manutenções dos veículos e exames preventivos. Com essas medidas os acidentes severos na companhia reduziram em 84%.
0 comentários