Mais e mais vezes!
Aditivo de base renovável favorece reciclagem do asfalto

A possibilidade de reciclar até 100% das matérias-primas na produção do asfalto sem perda de qualidade é a proposta do rejuvenescedor RheoFalt ® HP-AM, da BASF. Como primeiro rejuvenescedor orgânico do mundo baseado em resina totalmente natural, o aditivo de alto desempenho melhora as propriedades do betume desgastado e endurecido, melhorando inclusive a qualidade do asfalto reciclado (RAP).

“Com excelentes resultados em testes internos e de universidades, foi verificado que o produto nos permite atender à necessidade renovação dos pavimentos já existentes e de construção de estradas sustentáveis”, afirma Camilo Alvarado, Marketing Industrial de Dispersões, Resinas e Aditivos da BASF da América do Sul. “O rejuvenescedor permite usar menor quantidade de novos materiais e leva a uma redução importante no consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa”, complementa.

Com o aumento da mobilidade, além da necessidade de construção de novas estradas, uma grande parte do pavimento existente necessita de renovação devido ao envelhecimento do asfalto antigo, com desgaste do ligante, comprometimento da resistência e fissuras na superfície. A reciclagem do asfalto evita também o descarte de grandes quantidades de resíduos.

Resina natural

Com base renovável, as matérias-primas utilizadas para produzir o RheoFalt ® HP-AM têm origem no subproduto agroindustrial da castanha de caju (LCC), que não está em conflito com áreas agrícolas ou com florestas naturais/tropicais. Feito 100% em resina polimérica, não contém solventes e usa energia renovável em sua produção. Devido à natureza de base biológica, as emissões de CO2 são reduzidas pela metade, uma das maiores reduções conhecidas nas indústrias pesadas.

O betume envelhecido do pavimento pode então ser utilizado na reciclagem do asfalto adicionando uma pequena quantidade de agente rejuvenescedor às misturas. Na Europa, o uso do asfalto reciclado (RAP) nas camadas inferior e intermediária está sendo ampliado para uma média de 80% com possibilidade de reciclagem de até 100%. Com RheoFalt ® HP-AM as misturas asfálticas têm uma melhor taxa de penetração, redução da rigidez da mistura e aumento da resistência

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Mais faixas!

Mais faixas!

Obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes (BR-070) começaram na semana passada

Transporte verde!

Transporte verde!

CNT lança publicação sobre o diesel verde, alternativa de baixo carbono para o transporte rodoviário

Alaska é mil!

Alaska é mil!

HC Hornburg entrega milésimo Alaska para Trilix Distribuidora

+ categorias