A relação da transportadora 3 Américas, de Campo Grande (MS), com a IVECO é daquelas baseadas na confiança, forte identificação e eficiência que gera resultados. Se o operador do centro-oeste brasileiro acabou de completar 40 anos de atuação no Brasil, parte da sua frota roda com veículos da marca desde 2007.
Desde então os negócios cresceram, a frota aumentou e atualmente já são 92 cavalos mecânicos que atuam puxando cargas secas, frigoríficas e combustíveis pelos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Claudio Antonio Cavol, da 3 Américas, apostou forte ao escolher o pesado IVECO S-Way para ser um dos principais “atores” na jornada diária da empresa. Foram adquiridos recentemente 15 veículos, entre os modelos 480 6×2 e 540 6×4.
“Sempre nos identificamos com a IVECO. Sem dúvida é um caminhão com um bom custo x benefício. E esse novo pesado da IVECO realmente está nos surpreendendo bastante”, comenta Cavol.
Diferenciais
E quando o empresário fala que está surpreso, a frase vem com números. No caso das versões de 540 cavalos são cerca de 8 mil km ao mês rodados, com resultados eficientes na média de consumo de combustível “(…) além do tempo parado de oficina que reduziu bastante. Isso no final do mês dá uma excelente média e nos deixa mais competitivos”, completa.
Destaque também para a versão de 480 cavalos, em que se tem um ótimo custo-benefício ao avaliar a média versus a potência do bruto. “Quando se coloca esse modelo frente a concorrência da mesma faixa de potência vimos que ele está se saindo muito bem. Tem um bom torque justamente em rotações mais baixas, o que lhe dá uma bela vantagem competitiva”, ressalta.
Três fatores se detacam nesse sentido: a transmissão automatizada de 12 velocidades auxilia bastante nas trocas de marchas; a função PreVision, associada ao GPS antecipa as trocas de marchas conforme a topografia, já antevendo o percurso; e a função Eco Roll – tecnologia que economiza combustível em veículos, desacoplando a transmissão automaticamente enquanto o veículo está em movimento, mantendo o motor em marcha lenta – faz a diferença, principalmente em percursos de declives. Nessas situações, a função coloca a caixa de velocidades em ponto morto “N” de forma a aproveitar ao máximo da energia cinética do veículo e reduzir o consumo de combustível.
Gratificação
Se o caminhão é bom, os condutores querem operar com ele. Segundo Cavol, quando um condutor é destinado a realizar uma viagem com o S-Way, aparecem sorrisos nos rostos. “Nossos motoristas veem como uma promoção, uma gratificação dirigir o novo IVECO”, explica.
O empresário conta também detalhes que fazem a diferença no dia a dia para os motoristas. Detalhes pequenos como a boa geladeira e o local para apoiar os chinelos na escada de acesso são itens elogiados pela equipe da 3 Américas. “Além do design, que é muito bonito, também falam muito do silêncio da cabine durante as viagens e principalmente do freio motor, que é um dos melhores do mercado”.
E as vendas do S-Way dizem por si só. Aqui na Rede do Transporte é comum noticiarmos vendas e mais vendas do pesado que, lançado no final de 2022, está conquistando o mercado transportador. Como dizem as estradas, ‘agora a IVECO tem um combatente muito forte nos estradeiros’.
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