A Foton retomou as operações em solo brasileiro e dessa vez a empresa chinesa vem com tudo. A montadora acaba de apresentar uma série de novidades que prometem fazer com que a fabricante tenha até 2028 10% do mercado de caminhões semileves e semipesados no país.
E para isso, foram apresentados o semipesado Auman 17T (com Peso Bruto Total de 17 toneladas), duas versões do caminhão semileve Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas).
Semipesado
O Foton Auman 17T chega para ser o representante da fabricante nos semipesados. Ele tem dimensões de: comprimento total de 8900 mm, largura máxima dianteira de 2488 mm, altura de 2800 mm e distância entre eixos de 5150 mm. O veículo está equipado com motor Cummins F4.5L, 4 Cilindros, com 220 cavalos de potência e 820 Nm de torque. A caixa é manual da ZF de 6 velocidades. O veículo esta terminando sua homologação no país e deve chegar aos 35 concessionários no segundo semestre custando R$ 400 mil.
Semileves
De olho o segmento dos semileves, a montadora apresentou de quebra duas versões do Aumark S 315 MT e Aumark S 315 AMT. O primeiro é manual e o segundo automatizado, para o cliente escolher. Com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500kg, os veículos possuem tecnologia de ponta e são ideais para operações logísticas de pequenas e médias empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos, tanto na área urbana como rural, já que a suspensão e os eixos foram reforçados para proporcionar uma condução suave e estável, mesmo em terrenos irregulares.
Ambos são equipados com motor Cummins 2.5, que possui 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas da ZF e na versão S 315 AMT a transmissão é semiautomática (ou manual automatizada AMT) de cinco velocidades fabricada também pela ZF. A tecnologia proporciona uma experiência de condução mais confortável e eficiente, especialmente em tráfego urbano intenso, onde as trocas de marcha frequentes podem ser cansativas para o motorista.
“A Foton decidiu trazer esses novos veículos para o Brasil, pois acredita no potencial de crescimento do mercado local de transporte. Entendemos que há um grande potencial de vendas para veículos comerciais Foton no Brasil devido ao crescimento de setores como o e-commerce e o agronegócio. Nossa meta de vendas no País é de crescer gradativamente e chegar a duas mil unidades em 2024. Em 2025, a projeção é de 3 mil unidades. Já iniciamos o processo de homologação desses novos produtos e iremos finalizar esse processo até o final de 2024”, coloca Darren Lu, Diretor Geral da Foton Brasil.
0 comentários