Na coleta sem barulho!
FM Elétrico da Volvo inicia operação de coleta de lixo na cidade de Curitiba (PR)

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba (PR), a Volvo iniciou uma operação de coleta de lixo com o modelo FM Electric, que na frota da Cavo, empresa do grupo Estre, faz a coleta de resíduos da capital paranaense.

O teste em Curitiba vai durar três meses. O caminhão é um Volvo FM Electric 4×2 rígido, dotado de dois motores elétricos que combinados geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh de energia total. Implementado com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, o veículo tem autonomia de até 150 quilômetros. Após sua jornada diária, receberá recarga elétrica no pátio da Cavo.

“Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, afirma Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.

Ganho ambiental

O uso de caminhões elétricos traz ganho ambiental significativo. Comparando com uma unidade equivalente a diesel, que roda anualmente cerca de 50 mil quilômetros por ano, um caminhão elétrico deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Mildenberg. Segundo a Anfir (Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários), no ano passado foram emplacados perto de 900 unidades de caminhões com compactadores de lixo no País.

Projeto brasileiro

O Volvo FM Electric é produzido na matriz da marca na Suécia. No entanto, boa parte do projeto mecânico, elétrico e hidráulico foi desenvolvido pelos engenheiros da marca no Brasil. O conceito inclusive facilita a instalação dos implementos. Com a tomada de força conectada diretamente na caixa de câmbio I-Shift, a renomada transmissão da Volvo, o FM é o modelo elétrico mais versátil para a implementação de compactadores, com ainda mais duas possibilidades de ligação da tomada de força – em um motor elétrico adicional ou em uma tomada elétrica externa.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Prosper em ação!

Prosper em ação!

E a Marcopolo Rail com o Prosper inicia operação no trem do pampa

Asfalto bom e grama boa!

Asfalto bom e grama boa!

Como uma grama bem cuidada pode evitar acidentes e garantir a segurança em rodovias

Vento em popa!

Vento em popa!

MXP Transportes cresce 98% em receita líquida no 1º semestre de 2024

+ categorias