Durante as férias escolares, muitas famílias se preparam para aproveitar os dias de folga das crianças para viajar. Mas para fazer uma viagem de ônibus sem sustos, os pais e tutores precisam estar atentos às regras de embarque dos menores.
Crianças de até 5 anos de idade têm direito à isenção da passagem, mas é preciso levar a criança até o guichê antes de embarcar para a emissão da passagem. Mesmo não pagando, é necessário que haja uma passagem para identificar o pequeno passageiro na hora do embarque.
Documentos necessários
Todos os passageiros com 12 anos ou mais precisam apresentar o RG ou outro documento oficial com foto. Nesses casos, a Certidão de Nascimento é inválida para o embarque. A única exceção é em situações de perda, roubo ou furto do documento oficial com foto, comprovado por boletim de ocorrência homologado, versão on-line incluída, emitida a menos de 30 dias do embarque.
É permitido que crianças viajem acompanhadas por parente de até 3º grau, que sejam maiores de idade, ou seja: pai, mãe, irmãos, tios, sobrinhos, avós ou bisavós, desde apresentem e portem, ao longo da viagem, além do seu próprio documento de identidade, documentos que comprovem o parentesco, já que, em alguns casos, apenas o RG não é o suficiente para essa comprovação. Caso a viagem seja com outra pessoa maior de idade que não possua grau de parentesco com a criança, é necessário ter uma autorização expressa de pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. É recomendado utilizar o modelo fornecido pela Resolução n. 295 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em caso de dúvidas, confira a regra completa no site.
Menores desacompanhados
Adolescentes de 12 anos em diante podem viajar desacompanhados desde que apresentem os documentos de identificação com foto válidos e esteja portando autorização expressa do responsável legal com firma reconhecida em cartório ou autorização judicial. A empresa não transporta menores de 12 anos sem um acompanhante maior de idade.
Para uma viagem mais tranquila Além da atenção na hora de preparar os documentos, outras ações simples podem ajudar a tornar uma viagem com crianças muito mais tranquila e divertida.
0 comentários