Um elétrico bem versátil!
Volvo lança o BZR para aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância

A Volvo está ampliando seu portfólio de veículos elétricos para o transporte de passageiros com a introdução no País do BZR. O chassi, que será fabricado em Curitiba (PR), se destaca pela versatilidade e permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância.

Apresentado na LatBus,  é a mais nova solução eletrificada da marca para carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para até 90 passageiros. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

Versátil

Disponível com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque, o chassi possui câmbio I-Shift de duas velocidades, igual ao dos modelos BZL e BZRT. Equipado com quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca. São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos ônibus Volvo convencionais.

O BZR chega ao Brasil para aumentar e complementar a oferta da Volvo, e pode ser oferecido também na versão BZRLE, com entrada baixa, para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros em diferentes operações, dependendo dos sistemas de transporte de cada cidade.

Na versão piso alto todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de se instalar as portas no lado direito ou esquerdo, para facilitar a escolha do operador.

Mais eficiente

Como é o chassi elétrico mais leve do setor, traz ainda a vantagem de ter um desgaste até 25% menor dos pneus, garantindo mais economia ao transportador. Com um alcance de até 300 quilômetros, o BZR é o ônibus ideal para operações urbanas com zero emissões. Mas pode operar também em fretamento e até em rotas rodoviárias entre cidades próximas. “É um chassi super avançado e versátil, que traz mais conforto e segurança para os passageiros e maior produtividade para o operador, tudo sem impacto ambiental”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cargas salvando!

Cargas salvando!

Pneus registram queda de 2,6% nas vendas totais até novembro. Setor de cargas teve aumento de 3.6%

Recife roda com a estrela!

Recife roda com a estrela!

Mercedes-Benz vende 180 ônibus urbanos para renovação de frota na Região Metropolitana do Recife

+ categorias