Mercedes de articulado elétrico!
Mercedes-Benz lança seu chassi articulado elétrico com autonomia de 250 km

A Mercedes-Benz do Brasil nem deixou esfriar o eO500U e já lançou uma versão articulada de seu chassi elétrico. Agora, o eO500UA chega para operar nos BRTs das grandes cidades brasileiras.

“O nosso primeiro elétrico articulado, irmão maior do eO500U que já circula pelas ruas de São Paulo, está sendo desenvolvido e será produzido no Brasil, em nossa fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Este veículo deverá começará a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”.

Articulado tem 18 m de comprimento e transporta até 120 passageiros

“O eO500UA é um articulado de Piso Baixo para carrocerias de 18 metros, também indicado para grandes capitais. Sua tecnologia se diferencia do irmão menor eO500U porque ele tem motor elétrico central, em vez de motor nas rodas. Além disso, utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração, com autonomia de 250 km – e transportando 120 passageiros”, informa Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Conforme destacou Achim Puchert, as entregas do eO500UA ocorrerão a partir de 2026, mas todos os clientes interessados podem nos procurar na LatBus, pois já estamos preparados para ajudá-los a adotar o eO500U e também o articulado em suas frotas”.

Importância da viabilidade econômica e estrutural

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, a tecnologia do ônibus elétrico da marca já está pronta e pode ser utilizada para futuros lançamentos. “No entanto, é preciso reforçar um ponto muito importante: os operadores de transporte investem em veículos para gerir seus negócios da forma mais viável possível. Ou seja, os elétricos precisam ser viáveis economicamente para os clientes”, afirma Achim Puchert.

Na visão da Empresa, quatro pilares precisam funcionar ao mesmo tempo para que a eletrificação seja possível: tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas. “Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, comenta Achim Puchert.

“Sem dúvidas, os operadores de transportes somente investirão em veículos elétricos a bateria para cidades se puderem ser operados de forma tão viável como os veículos a diesel. É um papel social importante fazer essa conta fechar em prol do meio ambiente e em prol de todos”, reforça Walter Barbosa.

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