A população de Santa Catarina será muito bem beneficiada com a entrega da maior obra de infraestrutura rodoviária da América Latina. O Contorno Viário da Grande Florianópolis vai reduzir em 1h20 a travessia na região e terá impacto em ao menos nove cidades, entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, participou da inauguração ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Transportes, Renan Filho, além de outras autoridades locais e do Executivo Federal. As pistas da via foram liberadas na tarde deste sábado (10/8), a partir das 15h.
O empreendimento representa um marco histórico no desenvolvimento rodoviário do país, resultado de um investimento de R$ 3,9 bilhões sob supervisão da ANTT. A obra é um exemplo de inovação e engenharia, projetado para atender as necessidades crescentes de mobilidade urbana, melhorar o escoamento de mercadorias e fortalecer a economia local. A obra foi incluída no contrato com a concessionária Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho da BR-116/376/PR e BR-101/SC, entre Curitiba e Palhoça. O segmento é conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101.
Com 50 quilômetros de extensão de pistas duplas, o Contorno Viário da Grande Florianópolis inclui quatro túneis duplos, seis acessos por trevos, sete pontes e mais de 68 mil metros quadrados de estruturas especiais. Ele foi projetado para desviar o tráfego da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis e deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia, sendo uma alternativa rápida para quem está de passagem.
Os quatro túneis do Contorno Viário têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema que engloba iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).
“Essa é, sem dúvida, a maior obra rodoviária do Brasil e vai trazer redução de tempo de viagem e menos acidentes. É mais eficiência logística e segurança viária para o cidadão catarinense e para todos os brasileiros”, completou o diretor-geral.
Benefícios para Santa Catarina
O Contorno Viário da Grande Florianópolis é um projeto de enorme importância para a população catarinense, que aguardava a conclusão da obra há quase uma década. A rodovia vai beneficiar cerca de 1,1 milhão de pessoas, impactando positivamente a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades de emprego na região.
Com uma velocidade operacional de 100 km/h, o novo trecho rodoviário permitirá que motoristas reduzam o tempo de travessia na região em até 80 minutos, especialmente durante os horários de pico. Cerca de 18 mil caminhões por dia utilizarão a nova rota, liberando a BR-101 de um tráfego pesado e diminuindo o custo operacional para transportadoras. Espera-se que 25 a 30 mil veículos diários sejam desviados da rodovia federal, reduzindo em até 22% o tráfego na BR-101.
Com informações ANTT
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