Em sua primeira semana de operação, a EPR Via Mineira – concessionária que administra a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora – realizou 526 atendimentos em pista entre os dias 6 e 12 de agosto. Destes, 169 foram apoios operacionais solicitados pelos usuários, os demais 357 foram solicitados por outros meios, como viaturas operacionais. Do total de ocorrências, 264 foram realizadas por pane mecânica, 31 por acidentes e 18 por incêndios. Outras ocorrências também foram verificadas por inspeções realizadas pelas viaturas da empresa que percorrem os 232 quilômetros concessionados.
A equipe da EPR também efetuou a remoção por guincho de 134 veículos. O balanço revela ainda que foram realizados 41 atendimentos pré-hospitalares aos usuários da rodovia.
“Nosso compromisso na EPR Via Mineira é garantir que os usuários da BR-040 tenham segurança e tranquilidade durante todo o trajeto. Estamos preparados para oferecer assistência rápida e eficiente, mas é importante que os motoristas façam sua parte, mantendo a manutenção dos veículos em dia, e de igual importância, respeitando a sinalização de trânsito e adotando uma direção conservadora e prudente. A prevenção é o melhor caminho para evitar situações de risco na estrada”, explica Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total, são 5 Bases de Atendimento ao Usuário localizadas em Nova Lima, Congonhas, Carandaí, Barbacena e Santos Dumont. As bases de atendimento estão equipadas com ambulâncias, guinchos entre leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões de combate a incêndio, além de veículo para apreensão de animais. Os locais também servem de pontos de apoio aos motoristas, com banheiros e água.
As viaturas de inspeção percorrem a rodovia 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na via ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição.
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