Em apenas 90 dias de operação, o Pedágio Sem Cancela, implementado pela EPR Sul de Minas na MG-459, entre Ouro Fino e Monte Sião, já está transformando a experiência dos motoristas e trazendo benefícios significativos para as comunidades locais. O modelo de cobrança em livre passagem (“free flow”), sem barreiras físicas, o primeiro de Minas Gerais, elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, resultando em maior fluidez de tráfego e menos poluição. O sistema implementado também tem proporcionado redução expressiva na inadimplência.
O balanço divulgado pela concessionária mostra que, no período, 173.180 veículos passaram pelo pórtico de cobrança localizado em Monte Sião, no KM 12,7 da rodovia. Destes, quase metade (47,9%) optaram pelo pagamento via tag eletrônica. A principal vantagem deste meio de pagamento é que, além de mais prático, é mais econômico, pois automaticamente oferece o Desconto para Usuários Frequentes (DUF). Ele proporciona reduções progressivas, a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês, podendo chegar até 72% de economia no 30º dia em que o motorista cruzar o trecho.
Outros 37,8% dos motoristas optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela”, que já soma mais de 12 mil downloads e está disponível para os sistemas Android e iOS. Uma das comodidades do aplicativo, é que, ao fazer seu cadastro, os usuários recebem alertas informando sua passagem pelo pórtico e o prazo de até 15 dias para pagamento da tarifa.
A inadimplência, que foi de 4,7% na média dos primeiros três meses de funcionamento, está abaixo das previsões iniciais da concessionária, apresentando uma redução constante à medida que os usuários se familiarizam com o novo sistema. Esse resultado positivo reflete a rápida adaptação dos motoristas às novas modalidades de pagamento e à dinâmica do Pedágio Sem Cancela. Além disso, o trabalho de conscientização realizado pela EPR Sul de Minas tem sido fundamental para a redução da evasão.
0 comentários