A Secretaria de Parcerias em Investimentos, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), prevê o lançamento do edital para concessão à iniciativa privada de 282,3 quilômetros do projeto Lote Paranapanema para abril deste ano. A iniciativa prevê a adoção da metodologia iRAP (International Road Assessment Programme) e a implementação de intervenções estratégicas, como sinalização, ciclofaixas e dispositivos de segurança viária, para melhorar o tráfego e reduzir acidentes.
A metodologia, utilizada em diversos países, classifica a segurança das estradas paulistas com base em indicadores internacionais e, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), propõe medidas preventivas e investimentos para reduzir riscos de acidentes.
Aplicada mundialmente em diversos países, a metodologia comporta quatro protocolos de tratamento de segurança em rodovias: mapeamento de risco, acompanhamento de desempenho, classificação por estrelas e plano de investimentos para estradas mais seguras.
Além das melhorias na sinalização e iluminação, o projeto prevê a instalação de dispositivos de segurança (barreiras e defensas) e sonorizadores, especialmente em áreas de maior tráfego, para reforçar a segurança viária.
O contrato de concessão terá duração de 30 anos, com um investimento estimado de R$ 4,7 bilhões, beneficiando diretamente 13 municípios entre Itapetininga e Ourinhos.







0 comentários