A Movecta está implementando uma central de controle operacional. Essa nova torre de controle permite à companhia programar, planejar e monitorar cargas das operações rodoviárias de suas unidades em tempo real como também fazer ajustes e correções proativamente em cada etapa envolvida no processo. O projeto, inaugurado em dezembro de 2024, já traz alguns ganhos à Movecta, como aumento de produtividade, de entrega no prazo (On-Time-In-Full), redução de custos e aumento de satisfação de clientes.
“A torre apoia a programação, planejamento e tracking (rastreamento e monitoramento) das mercadorias para as operações rodoviárias. Isso ajuda a estabelecer um novo modelo de gestão e governança para a Movecta. É um formato que traz muitos ganhos e o controle das operações”, resume Roberto Teller, diretor de operações da Movecta.
A nova torre de controle fica centralizada em uma grande sala, repleta de telas e painéis que ajudam a companhia a monitorar e identificar eventuais falhas no processo, como parada ou desvio de rota de um motorista, e fazer os devidos ajustes em tempo real. “A torre emite um alerta quando percebe que há alguma ação ou movimento que não estava programado inicialmente. Pegamos essa informação, analisamos e entramos em contato com o motorista para entender o que aconteceu. Se ele não responder, acionamos a gerenciadora de risco para atuar nessa etapa”, explica Roberta Haddad, gerente nacional de transportes da Movecta.
A central de controle operacional foi criada com o objetivo de integrar sistemas de programação, monitoramento, roteirização, entre outros. Também consegue acompanhar diariamente os indicadores de desempenho da operação, como também proporcionar mais informações ao cliente, aumentando seu nível de satisfação. “Essa torre traz maior visibilidade à operação, mitigando não conformidades, com monitoramento 24×7. É uma área de controle de processos logísticos que proporciona visibilidade da cadeia e agilidade na tomada de decisão”, revela Teller.







0 comentários