Há exatamente um ano, no dia 2 de julho de 2024, o tráfego na BR-470/RS, na Serra das Antas, foi retomado em sistema de comboio após dois meses de interdição total, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. O bloqueio foi provocado pelas fortes chuvas de maio de 2024, que causaram os maiores danos já registrados na história da rodovia, com deslizamentos, rompimentos de pista e riscos estruturais.
Desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), atua com o objetivo de reestabelecer o acesso no trecho, um dos principais corredores logísticos da Serra Gaúcha.
Entre os principais avanços desde a liberação estão:
* Construção de viadutos: dois viadutos estão em construção nos pontos onde a estrada foi completamente levada pelos deslizamentos, trecho compreendido entre o km 192 e 193.
* Reforma da Ponte Ernesto Dornelles: com obras iniciadas no mês de junho, esta em andamento a recuperação estrutural da ponte, com nova laje de concreto, reforço dos arcos e restauração completa.
* Contenção em larga escala: ao total, já foram instalados mais de 64 mil metros de chumbadores e 21 mil metros de tirantes, somando cerca de 85 quilômetros de estruturas de contenção, o equivalente à distância entre Bento Gonçalves e Montenegro.
* Proteção contra quedas de rochas: foram aplicados 16.701 m² de telas de alta resistência e instaladas barreiras metálicas para conter blocos de pedra e fluxos de terra.
* Reconstrução de trechos críticos: diversos pontos da via já foram reconstruídos após os danos provocados pelas chuvas.
Com informações Dnit







0 comentários