Nova Serra das Araras inicia operação e transforma ligação entre Rio e São Paulo
Quem passa pela Serra das Araras, na BR-116/RJ/SP, já começou a ver os primeiros resultados de uma das maiores obras rodoviárias em execução no país. O Governo Federal entregou quatro quilômetros da nova pista de subida, totalmente iluminada, com oito viadutos, quatro faixas de rolamento, acostamento e 14 estruturas de contenção.
A previsão é que o trecho seja liberado ao tráfego ainda esta semana, inaugurando uma nova etapa da ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, por onde passam, por mês, cerca de 390 mil veículos.
“A melhoria da Serra das Araras será um cartão postal para que muitas empresas, de diversas atividades econômicas, queiram estar mais perto do Rio de Janeiro e produzir coisas aqui. Eu tenho certeza que o resultado dessa obra vai significar mais desenvolvimento para o Rio, mais empresas e mais empregos de qualidade para o estado”, destaca o presidente Lula.
Resultado da política de concessões da pasta dos Transportes, a modernização completa do eixo logístico da Serra na Rodovia Presidente Dutra receberá R$ 1,5 bilhão em investimentos pela RioSP, uma empresa Motiva. Atualmente, o empreendimento está com 70% de execução. O cronograma também foi antecipado, e a entrega integral da obra, inicialmente prevista para 2029, passou para 2027.
“Esse projeto resolve um problema de uma rodovia que fica mais de 40 dias do ano fechada – se somadas todas as interrupções que acontecem nela todos os dias – por conta de sinistros. A ideia aqui é a segurança, olhar as pessoas que vão passar todos os dias e não só a melhora da economia como um todo, mas principalmente a segurança viária que está aqui nesse projeto muito pensado e colocada”, ressalta o ministro dos Transportes, George Santoro..
Entre as melhorias do projeto, o tempo de viagem será reduzido para os motoristas que trafegam entre Rio de Janeiro e São Paulo. O limite de velocidade na Serra passará de 40 km/h para 80 km/h, o que possibilita a diminuição de até 25% na duração do trajeto no sentido São Paulo e de até 50% no Rio de Janeiro. A mudança transforma a mobilidade da população e fortalece a economia da região, com mais condições de acesso para os turistas e de trabalho para os caminhoneiros.
“Essa inauguração representa um aquecimento na economia do estado. O investimento em rodovia que, pelo que estamos vendo, vai perdurar durante um bom tempo trazendo essa ideia de circulação de riqueza e mobilidade urbana, onde as pessoas poderão se conduzir de forma mais ágil e segura. São benefícios para o estado, para a população, para investimentos empresariais, pois também vai gerar postos de trabalho”, observa Ricardo Couto, governador em exercício do Rio de Janeiro.
Com informações Ministério dos Transportes