A Volvo do Brasil fechou novo contrato de exportação das modernas transmissões eletrônicas I-Shift, dessa vez para a planta de caminhões do Grupo Volvo na cidade de Pithampur. O contrato prevê o envio de 1.200 unidades entre 2026 e 2027 e consolida ainda mais a unidade brasileira dentro do sistema industrial global da marca.
Além de caminhões e chassis de ônibus, há anos a planta do Brasil exporta também componentes de alto valor agregado, como blocos de motor, cabines e transmissões. “A caixa I-Shift é um componente de altíssima tecnologia. Temos orgulho de fabricá-la no Brasil e agora exportá-la para fábricas da Volvo em outro continente”, afirma Cleison Barro, head de Powertrain Industrial, a área global de manufatura de motores e transmissões da Volvo.
A iniciativa de exportação de caixas de câmbio está integrada aos investimentos de R$ 2,5 bilhões que a Volvo executa em sua operação brasileira no ciclo 2026-2028. A produção para o mercado indiano permite melhor aproveitamento da capacidade instalada na fábrica de Curitiba (PR), elevando os níveis de produtividade local.