A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e a concessinária EPR Litoral Pioneiro deram início à implementação do primeiro corredor logístico sustentável multimodal do Brasil, no trecho da BR-277, entre Curitiba e Paranaguá (PR).O projeto-piloto foi concebido como um ecossistema de inovação e sustentabilidade e será desenvolvido em um ambiente experimental — o sandbox regulatório — que permitirá testar novas tecnologias, modelos de gestão e soluções inovadoras no setor de transportes terrestres, de forma controlada e supervisionada. O objetivo é aprimorar a infraestrutura nacional com foco em segurança viária, eficiência energética, preservação ambiental, inclusão social e resiliência climática.
Além disso, para garantir ampla transparência e participação social, a ANTT publicou nesta quarta-feira (8/10) a Tomada de Subsídios nº 006/2025, convidando cidadãos, empresas, especialistas e representantes do setor a contribuírem com sugestões para a elaboração do edital que vai selecionar os participantes do Sandbox Regulatório do Corredor Logístico Sustentável de Transporte Multimodal. As contribuições podem ser enviadas até as 18h do dia 14 de outubro de 2025, por meio do Sistema ParticipANTT. Todas as informações e documentos necessários estão disponíveis no portal da Agência.
O corredor logístico sustentável abrangerá soluções integradas de mobilidade e sustentabilidade, abrangendo soluções energéticas inovadoras voltadas à redução de emissões, sistemas de pesagem em movimento, modelo de pedagiamento em fluxo contínuo pontos de parada para caminhoneiros (PPDs) e infraestrutura de conectividade e comunicação digital ao longo do trecho. Estão previstos também mecanismos de proteção ambiental, como passagens de fauna, barreiras acústicas e preservação da vegetação nativa, além de estudos voltados à adaptação da infraestrutura a eventos climáticos extremos.
Com a implantação do projeto na BR-277, a ANTT busca consolidar um modelo de infraestrutura mais moderno, seguro e sustentável, alinhado às melhores práticas internacionais, à Agenda 2030 das Nações Unidas e à Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Com informações ANTT







0 comentários