A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP 30”. O objetivo é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam o Actros Evolution 2553 6×2 e o ônibus O 500 RSD 6×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.
O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Com paradas previstas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e em Brasília (DF), o destino final será no Pará, passando por Belém e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas brasileiras.
Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.
Dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO₂e (CO2 equivalente). Um deles será abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial.
O mesmo comparativo será efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.
Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional durante o evento.
“Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO₂e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente.”







0 comentários