Um FMX por controle remoto!
Andrade Gutierrez, Volvo e ACR desenvolvem o Caminhão 4.ZERO para atuar em áreas de risco

Uma novidade bem bacana no mercado de mineração. A Andrade Gutierrez, Volvo e ACR se uniram para desenvolver um caminhão controlado por radio controle. Com o nome de Caminhão 4.ZERO, o FMX 460 6×4 dispensa a necessidade do motorista, uma vez que combina todo o sistema de direção a uma mecânica integrada e conectada em rede. Na cabine de operação, o controlador pode comandar o equipamento a até 2 km de distância por meio de um rádio controle com acionamento por joystick.

Com capacidade para 42 toneladas, o FMX sai equipado com o sistema de direção VDS (Volvo Dynamic Steering), uma tecnologia que traz diversas funcionalidades. Já o rádio controle é desenvolvido pela HBC Radiomatic, empresa alemã líder mundial em sistemas de transmissão via rádio, comercializado exclusivamente pela ACR no Brasil. A operação fica por conta da Andrade Gutierrez, que consolidou o projeto com as empresas parceiras para trazer mais segurança e qualidade em suas entregas nas áreas de mineração, como obras de descomissionamento de barragens, e de construção pesada.  

Maior risco

O equipamento vai atuar em empreendimentos com maior risco à segurança em suas atividades e é importante para agilizar e qualificar entregas em projetos estratégicos para a economia do país, como descomissionamento de barreiras e escavações pesadas. Uma das vantagens é que ele permite a alternância imediata entre operação tripulada ou remota, mantendo todas as funcionalidades e sem nenhuma necessidade de adequações mecânicas. No modo não tripulado, o caminhão só pode ser operado em áreas confinadas, sem pedestres. Outra característica relevante é que o operador pode ajustar os modos de direção – rápida ou lenta – conforme a sensibilidade necessária. Além disso, a caixa de câmbio automatizada da Volvo (I-Shift) facilita a condução remota, aumenta a capacidade de tração e garante mais segurança.   

 “Este é mais um projeto que surge da determinação da AG de entregar serviços de excelência ao mercado brasileiro de infraestrutura e mineração. Apoiados na Engenharia 4.0, estamos sempre buscando soluções inovadoras e identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do setor. O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança.”, destaca o presidente da Andrade Gutierrez Engenharia, João Martins.

“É o primeiro caminhão que sai direto da linha de produção preparado para atuar via controle remoto. O grande salto tecnológico desta solução está no VDS (Volvo Dynamic Steering), um avançadíssimo sistema de direção criado pela marca, que é totalmente integrado ao veículo e controla a condução com alta precisão. Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Ampliação gasosa!

Ampliação gasosa!

Rede Graal amplia estrutura para abastecimento de veículos pesados movidos a GNV

Aluga um Meteor aí!

Aluga um Meteor aí!

VW Truck Rental adquire 1.300 novos veículos, maior volume de caminhões extrapesados da história

Mais uma Rampage!

Mais uma Rampage!

Ram lança Rampage Laramie Night Edition para o público mais jovem

+ categorias