A Scania escolheu o mais amplo portfólio de serviços para equipar a Nova Geração de ônibus Euro 6. “Ao adquirir a Nova Geração, o cliente terá o melhor ônibus Scania de todos os tempos, em termos de produtos e de serviços. Trata-se da geração lançada há apenas três anos na Europa, e que chega com o pacote mais completo que podemos oferecer em serviços ao segmento. O cliente terá em mãos todos os requisitos para ter a gestão mais eficiente do mercado, ampliando ainda mais o poder transformador e disruptivo da conectividade, interligando o programa de manutenção flexível, e ideal, até o sistema Scania Zone, um produto opcional contratado que permite aos operadores um monitoramento mais próximo e personalizado da frota”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Ou seja, estamos iniciando uma evolução nunca vista com o total apoio da nossa competente rede de concessionárias, que estará ao lado do cliente promovendo uma transição perfeita e sedimentada para o novo mercado Euro 6, e rumo à mobilidade mais sustentável.”
A conectividade permanece com o centro de tudo para tornar o ônibus ainda mais eficiente. A sua combinação com um plano de manutenção personalizado propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. Por meio dela, um dos maiores sucessos da Nova Geração de caminhões, passa a integrar o portfólio de serviços para os ônibus rodoviários: o Programa de Manutenção Scania (PMS) com Planos Flexíveis. Revolucionando o mercado de caminhões desde 2017, a modalidade é sinônimo de redução significativa de custos na operação. Além de trazer aos operadores mais assertividade e previsibilidade da manutenção com a redução do tempo de parada na oficina. “O programa flexível permite uma economia no custo de reparos de cada unidade da frota, uma vez que as paradas passam a ser programadas de acordo com a real necessidade do veículo. Portanto, será o próprio ônibus quem vai avisar quando precisará parar para a manutenção. A ida até a oficina da Casa Scania passará a ocorrer no momento correto, e o cliente terá a equipe já preparada com as ferramentas e sabendo o diagnóstico para devolver o ônibus o mais rápido possível para o trabalho.”
Planos flexíveis estreiam nos ônibus rodoviários
O cliente de ônibus passará a usufruir do mais amplo pacote de Serviços da história da Scania, o PMS Premium Flexível Uptime. Os operadores terão acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas, com o objetivo de garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. “E, tudo isso, com uma redução impressionante de até 25% nos custos de reparos. Uma ótima notícia em uma realidade de mercado afetada profundamente pela pandemia da Covid-19. Ao fazer as contas de tudo o que a Nova Geração de ônibus passará a oferecer, o cliente certamente vai reconhecer a Scania como a melhor opção de compra”, salienta o diretor.
São inúmeras as vantagens do sistema flexível. O pagamento vai estar atrelado à quilometragem rodada pelos veículos. Ou seja, o cliente pagará apenas pelo quanto rodar. Por exemplo, se o ônibus ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero.
A manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Em virtude disso, os veículos que consumirem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. “Nesse sentido, a redução no consumo de combustível de 8% nos rodoviários, proporcionado pelo novo motor Euro 6 e pela atualização da caixa de marchas automatizada Opticruise, vai tornar a operação a mais rentável que um cliente Scania já teve”, conta Montanha.
De acordo com o diretor, o objetivo é que os ônibus recebam os serviços de manutenção necessários, nem mais e nem menos. “Quanto mais econômico for o veículo, menor será o custo com as paradas. Dessa forma, a boa performance e a condução do motorista passam a fazer ainda mais diferença no dia a dia. Além dos benefícios econômicos que os planos flexíveis apresentam, o aumento de disponibilidade da frota é notável, pois há um aumento no intervalo entre as paradas para os ônibus que forem conduzidos por motoristas bem treinados e com boa performance. O ganho em disponibilidade pode superar 80%, se comparado à atual geração de ônibus.”
O Programa de Manutenção Scania Standard Flexível oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado e com o custo da manutenção já definido para toda a vida útil do veículo. No amplo pacote de serviços, os programas de manutenção periódicos continuam no portfólio.
Os clientes do segmento rodoviário que optarem pelo PMS Premium Flexível Uptime também passam a contar com os serviços da Control Tower, sistema Scania que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, com o intuito de que os veículos retornem à operação o mais rápido possível. “Os operadores poderão ter uma redução expressiva de até 30% no tempo de parada. Portanto, mais dinheiro no bolso do cliente com o produto voltando a rodar mais rápido”, explica o diretor. “Criamos um mapeamento das Casas Scania em todo o país e, por meio de uma cerca virtual, conseguimos identificar quando um cliente entra para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva. Assim, nossa equipe técnica já é notificada para iniciar o monitoramento em tempo real e preparar os processos de modo mais ágil”.
0 comentários