Com mais uma entrada de veículo pesado registrado hoje pela manhã na Área de Fuga do km 667,3 em Guaratuba-PR, agora já são 800 vidas salvas pelas áreas de escape construídas pela Arteris no Brasil.
O marco foi de outubro a 8 da manhã desta sexta-feira, 21 de outubro, quando o condutor de um carro carregado fez com 48 toneladas de milho de uso do dispositivo. O motorista, o homem de 5 anos, fez o dispositivo funcionar, o que o veículo apresentou problemas, o que obrigou a uso. Ele já conhecia uma área de fuga, e direcionou a carreta para o interior da caixa com cinas, percorrendo 90 metros até a parada em segurança.
A Área de Fuga do km 667,3 está localizada na descida da Serra do Mar, na ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ela foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 145 vezes, com 289 vidas salvas. Como destaque, o dispositivo salvou 50 vidas de uma única vez no último dia 08 de outubro, quando o motorista de um ônibus utilizou o recurso de segurança.
Um pouco mais à frente, no km 671,7 – encontra-se a primeira área de fuga construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba-PR. Essa já foi utilizada 304 vezes – com 433 vidas salvas.
Somente com as duas áreas de fuga nesse trecho da Arte Litoral Sul, o de vidas salvas a 722. Cafezal, em trecho Arteris Régis Bittencourt. Essa estrutura em São Paulo foi inaugurada pela Arteris em 2018 – atualmente com 66 entradas.
“A cada vida salva contabilizada pela eficiência das Áreas de Escape, reforçamos a afirmativa de que é possível sim armamos o número de vítimas fatais no trânsito. Projetos inovadores, aliando infraestrutura e tecnologia, isso. Nosso sentimento é de realização em contribuir para a vida!” José Júnior, gerente de operações Sul da Arteris.
0 comentários