A Mahle está focando seus esforços na pesquisa e na oferta de soluções para propulsão “zero carbono” para o segmento de veículos pesados. A empresa vem se destacando no cenário internacional pelo trabalho realizado, voltado para a tecnologia de células de combustível a hidrogênio, para uso em caminhões e ônibus, principalmente em aplicações de longas distâncias.
“Há alguns anos criamos uma estratégia dupla, baseada em fortalecer a posição da marca no mercado de combustão interna e paralelamente investir em soluções que nos conduza gradativamente ao objetivo de uma mobilidade “zero carbono”. Diante deste cenário, investimos em múltiplas soluções para uma “mobilidade sustentável”, como a motorização com biocombustíveis, hibridização, sistemas para veículos puro elétricos e células de hidrogênio. Essa última vem ganhando destaque no mercado global de veículos comerciais”, afirma Everton Lopes, Diretor de Tecnologia e Chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mahle para a América do Sul.
Ele explica as vantagens do uso das células de hidrogênio para veículos pesados: “Hoje, conforme dados da própria indústria automotiva, fica claro que os powertrains a hidrogênio são altamente adequados para veículos comerciais. Esses veículos representam cerca de um terço das emissões totais de CO2 do setor de transporte. O uso de motores 100% elétricos apresentam grandes desafios para caminhões de transporte de longa distância, em parte por causa de seu peso e tempo de carregamento. Por outro lado, os sistemas de armazenamento de hidrogênio são “relativamente” leves e podem ser reabastecidos normalmente como o tanque de um veículo com motor de combustão”.
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