Reforma e “bora” rodar!
Especialista explica que pneus reformados podem rodar mais de 300 mil km

Os pneus são um dos grandes responsáveis pela segurança e conforto ao dirigir. Em alguns casos do pneu de carga, por exemplo, a sua vida útil total alcança os 300 mil km com as reformas — mas, para que isso ocorra, é necessário que o proprietário do veículo tenha uma série de cuidados para conservá-los.

“Os pneus são responsáveis pela aderência no asfalto, ou seja, eles são responsáveis pela boa condução e segurança de todos que estão no veículo. Os cuidados com os pneus devem ser frequentes, e não somente quando for realizar uma viagem ou passeio que leve uma longa distância”, comenta Gervásio Barbosa, colaborador da NSA Pneutec.

Caso os pneus estejam em mau estado, aumentam a distância de frenagem e podem causar derrapagens, levando a acidentes graves, além de ser passível de multa o ato de dirigir com os pneus carecas ou em mau estado.

Para ajudar os motoristas, Gervásio lista 5 pontos de atenção que todos devem seguir para cuidar bem dos pneus em 2022:

•             Calibre os pneus periodicamente;

•             Fique atento ao peso máximo suportado pelos pneus;

•             Cuidado com as freadas bruscas, se possível, evite-as;

•             Mantenha o estepe sempre em dia e calibrado;

•             Verifique os sinais de desgaste dos pneus.

Os proprietários de veículos também não podem se esquecer do balanceamento das rodas e pneus ou alinhamento do veículo. Essa revisão deve ser feita a cada 10.000 km rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver “puxando” para um dos lados.

Reformar os pneus visando 2022 é um bom negócio?

O segmento de reforma de pneus apresentou um grande crescimento na última década. Com um faturamento atual de R$5 bilhões por ano, muitos setores da sociedade já admitem ter preferência por pneus reformados ao invés de pneus novos.

O pneu reformado oferece rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo, mas com um valor 60% mais econômico para o consumidor, o que apresenta uma redução significativa no custo/km para o setor de transporte, por exemplo. O pneu é o segundo maior custo de uma transportadora, atrás somente do combustível.

No segmento de carga, por exemplo, o pneu reformado equipa cerca de dois terços do total de veículos no Brasil. Com isso, é inegável a relevância do setor de reforma de pneus para a economia do segmento de transportes. “Sem dúvida, quem já reformou em dezembro ou vai realizar ainda no começo de janeiro pensando em 2022 está fazendo um bom negócio. A reforma do pneu custa, em média, 60% a menos, comparado aos pneus novos, e entrega um desempenho similar e muitas vezes maior que o novo. Neste ponto, o consumidor pode apostar que está fazendo um bom negócio”, diz o especialista

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Viés de alta!

Viés de alta!

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

Para todos!

Para todos!

Quero Passagem anuncia canal de atendimento em Libras

Menos emissões!

Menos emissões!

Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

+ categorias