E o saldo é positivo!
Mercado de trabalho no transporte tem saldo positivo de empregos em janeiro de 2022

O ano começa com uma boa notícia para o mercado de trabalho no transporte. Janeiro registrou um saldo positivo de 740 vagas de empregos no setor, na comparação do número de admissões e desligamentos ocorridas no mês. Trata-se do primeiro saldo positivo desse período nos últimos três anos. Os dados foram publicados no Painel CNT do Emprego no Transporte, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte nesta sexta-feira, 11. De acordo com o levantamento da CNT, nos primeiros 30 dias deste ano foram realizadas 61.733 contratações, contra 60.993 demissões.

Em uma análise para as Unidades da Federação, o estado de São Paulo foi o que apresentou a maior perda de postos de trabalho (-903) em janeiro de 2022. A sazonalidade do mercado paulista de emprego no transporte segue o mesmo comportamento dos meses de janeiro de anos anteriores. O Pará ficou em segundo lugar em perdas de vagas neste janeiro, com -314 postos de trabalho, seguido do Espírito Santo (-282). Já o melhor desempenho em termos de geração líquida de empregos formais na área no período foi alcançado pelos estados de Mato Grosso (+944), Paraná (+789) e Santa Catarina (+446).

Ao considerar os diferentes modais de transporte em janeiro de 2022, é possível identificar que o maior saldo na criação de empregos (+1.834) ocorreu no segmento de transporte rodoviário de cargas (TRC). Em realidade oposta está o transporte rodoviário de passageiros urbano, que vem em tendência de queda no número de ocupações, cujo saldo negativo de empregos do segmento neste mês foi de -1.048.

A análise da CNT tem por base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O objetivo da Confederação é disponibilizar às empresas do transporte e à sociedade opções para a consulta dinâmica sobre emprego, além de proporcionar informações sobre o panorama e a situação de ocupações no setor aos transportadores. O Painel CNT do Emprego no Transporte tem sido uma fonte significativa de referência durante a pandemia do novo coronavírus.

Com informações CNT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Viés de alta!

Viés de alta!

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

Para todos!

Para todos!

Quero Passagem anuncia canal de atendimento em Libras

Menos emissões!

Menos emissões!

Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

+ categorias